Paraná

Risco

Editorial PR | Queda da indústria é um problema grave

De 20% de participação da indústria na produção do país, hoje o nível está em 11,8%. É a chamada desindustrialização. 

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Debate de projeto de indústria não pode ser adiado, sob o risco de o Brasil aprofundar sua dependência da economia externa
Debate de projeto de indústria não pode ser adiado, sob o risco de o Brasil aprofundar sua dependência da economia externa - Reprodução

Talvez o principal problema a ser enfrentado nas eleições de outubro é o tema da indústria. O Brasil, no século vinte, consolidou uma indústria de base entre as dez maiores do mundo. Porém, nos anos 90, políticas equivocadas de abertura comercial desprotegeram a indústria nacional, em benefício dos setores de importação e financeiro – o que prejudica a qualidade dos empregos. De 20% de participação da indústria na produção do país, hoje o nível está em 11,8%. É a chamada desindustrialização. 

Artigo de junho de 2018 do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) analisou 25 setores da economia e chama a atenção para a queda de investimento na indústria entre 2007 (24,1%) e 2015 (22,2%), sobretudo no período de crise econômica, em que setores importantes, caso da metalurgia, foram impactados, enquanto setores industriais do ramo da alimentação mantiveram crescimento, revelando nossa dependência do setor agrícola.

Este debate de projeto de indústria não pode ser adiado, sob o risco de o Brasil aprofundar sua dependência da economia externa, perder empregos e sacrificar a produção autônoma de tecnologia. Em outubro, observe as candidaturas com coragem de pautar um projeto popular que contemple a indústria nacional.

 

 

Edição: Pedro Carrano