Justiça

'Tecnicamente estamos numa ditadura', afirma o ex-preso político Ivan Seixas

Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política diz que só luta de massas pode derrotar ditadura do Judiciário

São Paulo |

Ouça o áudio:

Última Constituinte redigiu o texto da Constituição Federal de 1988
Última Constituinte redigiu o texto da Constituição Federal de 1988 - divulgação / Senado Federal

Desde a noite deste domingo (8), após as manobras jurídicas e o conluio entre o juiz Sérgio Moro, desembargadores do TRF4 e a Policia Federal que impediu a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viralizou pelas redes sociais texto escrito jornalista Ivan Seixas intitulado Sejamos objetivos: Abaixo à nova ditadura. 

Em entrevista à Rádio Brasil Atual nesta segunda-feira (9), o ex-preso político e presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política, diz que ditadura é quando um dos poderes, que deveriam atuar harmoniosamente e em iguais condições, subjuga os demais. "Hoje, é o Judiciário que subjuga o Legislativo e o Executivo", destaca Seixas.

Com o Legislativo que "não representa o povo", e deputados dominado por interesses "venais" das grandes empresas capitalistas, e o Executivo com um presidente enfraquecido, duplamente denunciado por corrupção, "o Judiciário decide o que os demais poderes devem fazer. Isso caracteriza uma ditadura", explica. Segundo Seixas, "só a luta de massas pode derrotar" essa forma autoritária de governo, que opera de forma descentralizada, alinhada aos interesses do PSDB. 

Edição: Redação RBAA