Pernambuco

QUAL É O BAIRRO?

Palha de arroz é fruto da resistência feminina na cidade

Nome da comunidade faz alusão a uma antiga fábrica que ficava no local

Brasil de Fato|Recife (PE) |
O bairro possui experiências de agricultura urbana, que também é protagonizada pelas mulheres
O bairro possui experiências de agricultura urbana, que também é protagonizada pelas mulheres - Catarina de Angola

Palha do Arroz é o nome dado a um conjunto habitacional, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Tem pouco mais de seis anos, mas, carrega a história de muitas famílias que há anos lutam por uma moradia digna. Após anos de luta, essas famílias, conquistaram suas casas no conjunto habitacional construído pelo governo municipal, por conta de uma obra de alargamento de uma avenida nas margens do canal do Arruda, local de moradia anterior da maioria das famílias.
Chegar em Palha do Arroz é conhecer essa história pela voz das mulheres. São elas que contam que o nome da comunidade é em referência a uma fábrica de arroz, que o descascava e gerava a palha, e que, quando o residencial foi inaugurado, algumas delas defenderam o nome ao local. São elas também que gerem uma cooperativa de material reciclável, conquistada depois de muita mobilização de rua e negociação com o poder público, já que muitas delas trabalharam ou ainda trabalham como carroceiras.
Chegando em Palha do Arroz também é possível conhecer uma experiência em agricultura urbana, protagonizada mais uma vez pelas mulheres, em que elas organizaram a Horta Urbana Mulheres Guerreiras da Palha do Arroz, nomeada por elas mesmas que são donas de seus destinos e dão vida ao seu lugar

Edição: Monyse Ravenna