Paraná

Diversidade

Personagens drags são tema de mostra de cinema em Curitiba

Com entrada gratuita, evento acontece nesta sexta-feira (20) como parte das atividades da Combo Drag Week

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Mostra terá a estreia do curta-metragem “Te convidei para jantar”, de Igor Urban, realizador curitibano
Mostra terá a estreia do curta-metragem “Te convidei para jantar”, de Igor Urban, realizador curitibano - Divulgação

Nesta sexta-feira (20) acontece em Curitiba (PR) a Mostra de Cinema Drag. Com entrada gratuita e sendo parte das atividades da Combo Drag Week, o evento reúne filmes que contemplam a arte Drag e o Transformismo em suas diversas faces.

Conforme explica Igor Urban, estudante, realizador em cinema e curador da mostra, a ideia foi uma provocação Daniel Valenzuela, que é a drag Juana Profunda, produtor que tem se dedicado a eventos que tenham a reflexão de questões políticas.

“Temos filmes com personagens com 50 anos de noite, a nova geração, os DragKings, que são as mulheres que se montam do gênero masculino, e também escolhemos clássicos dessa cultura para apresentar a nova geração de Drags ou ao público que desconheça. Conversando com o Daniel tínhamos essa ideia de fazer um recorte bem abrangente do tema em diferentes lugares, e procurei pelos melhores filmes no meu ver dentro da temática”, explica Igor.

Nessa busca, a mostra traz filmes internacionais como o “Pink Flamingos”, de 1972 do diretor John Waters, e o “Paris is Burning”, de 1990 de Jennie Livingston. Mas também há produções nacionais, como “O Clube”, de Allan Ribeiro, e o documentário “Dalva” de Joel Shoenrock, diretor residente em Campo Largo (PR), que conta um pouco da história de Dalvinha Brandão, uma Drag que tem grande influência na cidade de Curitiba.

Para Igor, é crucial, em uma cidade conservadora, criar espaços para esses diálogos: “É necessário desmistificar certas coisas, ideias, padrões que se tem do que é ser Drag. E dizer que estamos aqui, que os nossos corpos são arte, são política, são resistência”.

Estreia

Também realizador, na própria mostra Igor fará a estreia de seu curta-metragem “Te convidei para jantar”, uma produção independente, gravada em Curitiba. O filme foi produzido para uma matéria da Faculdade de Cinema e Audiovisual do Paraná: “Tem dois anos que tenho uma investigação da arte Drag dentro dos filmes que produzo e a Juana Profunda como atriz é uma grande parceira, estamos no terceiro filme juntos”, explica.

O filme conta sobre um jantar inusitado de um Palhaço com uma Drag, onde discutem sobre o que é verdade, o que é mentira, uma grande metáfora das ficções da vida. “Coloco muito das minha experiências pessoais porque pra mim cinema é isso, termos algo a dizer a partir das nossas vivências. E queria trazer essa questão das relações líquidas, tão inerente a vida contemporânea. Também tinha essa vontade de trazer a Drag para um outro lugar que não só o do preconceito ou das casas noturnas”, finaliza.

Serviço
Mostra Cinema Drag
Quando: sexta-feira (20), às 16h
Onde: Casa Quatro Ventos (Rua da paz, 51, Alto da XV)
Entrada gratuita


Programação Combo Drag Week
20DEJULHO / 6AFEIRA - Casa Quatro Ventos

16h-22h Feira Drag com venda e troca de produtos
16h-19h Mostra de Cinema 
19h-20h Roda de Conversa
20h Sopão da meia da Juana
22h Happy Hour Delas com Drag Shows

21DEJULHO / SÁBADO - Basement Cultural

22h-04h Festa de Encerramento com O Maravilhoso Cabaré das Divinas Divas - Especial PsicoDrags 

Edição: Laís Melo