Literatura

Antologia 'Lula Livro' reúne textos e desenhos contra a prisão do ex-presidente

Ao todo são trabalhos de 86 autores que se posicionam contra o golpe jurídico que quer tirar Lula das eleições

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,
Livro-manifesto em defesa de Lula será lançado no dia 28, em Paraty (RJ) / Ricardo Stuckert

No dia 28 de julho, em um dos vários eventos paralelos durante o festival literário em Paraty-RJ, será lançada a antologia Lula Livre / Lula Livro, organizada pelos escritores Ademir Assunção e Marcelino Freire, reunindo autores como Augusto de Campos, Chico Buarque, Raduan Nassar, Aldir Blanc, Alice Ruiz, Chico César, Frei Betto, Laerte, Eric Nepomunceno, Noemi Jaffe, Chacal, Caco Galhardo, Marcia Denser, Gero Camilo, Raimundo Carrero e Xico Sá, entre outros.

Ao todo, o livro-manifesto reúne oitenta e seis escritores e cartunistas brasileiros, de todas as regiões do país, com  contos, poemas, crônicas e cartuns cuja temática é a luta popular pela liberdade do ex-presidente Lula.

Segundo os organizadores Ademir Assunção e Marcelino Freire a publicação manifesta o inconformismo dos autores, “que consideram a prisão de Lula uma aberração jurídica-política-midiática, com o objetivo maior de tirá-lo das eleições presidenciais deste ano, no tapetão, na cara-dura”.

Além da versão impressa, com 184 páginas, Lula Livre / Lula Livro terá um site na internet com os contos, poemas, crônicas e cartuns e a disponibilização do PDF da publicação.

“Fazia muito tempo que os escritores não tomavam um posicionamento conjunto tão vigoroso. Os descalabros que estão acontecendo no País desde o golpe de 2016 é que criaram a necessidade dessa manifestação político-literária”, dizem Ademir e Marcelino.

Estão sendo planejadas ações junto aos movimentos sociais para divulgar e repercutir o livro-manifesto em todo o Brasil e também no exterior.

Edição: Juca Guimaraẽs