Imigração

Crianças brasileiras são reunidas com as famílias nos EUA

As crianças tinham sido separadas das famílias ao tentarem entrar ilegalmente no país

Brasília |

Ouça o áudio:

Segundo o Itamaraty, a maioria expressiva manifesta o interesse de permanecer nos Estados Unidos
Segundo o Itamaraty, a maioria expressiva manifesta o interesse de permanecer nos Estados Unidos - Agência Brasil

Dezenove crianças brasileiras que haviam sido separadas das famílias nos Estados Unidos já foram reunidas com os pais ou outros responsáveis, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. As crianças tinham sido separadas das famílias ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Continua após publicidade

Outros processos de reunificação familiar estão em fase de finalização. Trinta crianças e adolescentes brasileiros ainda estão em abrigos localizados nas cidades de Chicago, Houston, Los Angeles, Miami e Nova York. De acordo com o Itamaraty, elas recebem visitas regulares de agentes dos consulados brasileiros. 

O governo brasileiro não pode obrigar as crianças e seus familiares a retornarem ao Brasil. Segundo o Itamaraty, a maioria expressiva manifesta o interesse de permanecer nos Estados Unidos, ainda que para isso tenha de aguardar decisão das autoridades locais.  Para aqueles que optam pelo retorno voluntário, os processos têm ocorrido segundo as leis americanas, com o acompanhamento dos consulados brasileiros.

Edição: Radioagencia Nacional