Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 28/07/2018

Trabalhadores da educação de Minas Gerais conquistam PEC que garante o piso salarial

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

A aprovação da lei estadual aconteceu na quarta (25) por unanimidade
A aprovação da lei estadual aconteceu na quarta (25) por unanimidade - Marcos Santos / USP Imagens

Após muita mobilização dos trabalhadores da educação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 49/18 foi aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na quarta (25). A medida garante como direito constitucional o pagamento do piso salarial dos trabalhadores da educação. O piso de R$ 2.455 já é reconhecido na Constituição Federal, mas, em Minas Gerais, os profissionais possuem salário base de R$ 1.982,54, que representa 18,9% abaixo do que estabelece a lei. 

No bairro Trevo, na região da Pampulha em Belo Horizonte, a população denuncia que a rede de esgoto do bairro foi mal instalada e só traz transtorno para os moradores. A batalha para garantir o saneamento básico vem de muito tempo. Por anos, os moradores lutaram para que a prefeitura urbanizasse a área. Em 2010, após uma série de mobilizações, os moradores conseguiram o saneamento por meio do orçamento participativo, mas a obra não foi bem executada. 

Na segunda (30), chega a Belo Horizonte a Caravana do Semiárido Contra a Fome. A iniciativa é ato de denúncia contra a situação dos brasileiros, agravada desde 2016 com o golpe. Cerca de 90 pessoas saíram na sexta (27) da cidade de Caetés, em Pernambuco, e vão percorrer mais de 4 mil quilômetros. Depois da capital mineira, já tem parada confirmada em Guararema (SP), Curitiba (PR) e o destino final, Brasília (DF), no dia 5 de agosto. 

Sobre as eleições 2018, pesquisa de intenção de votos, divulgada nesta semana pela Vox Populi, aponta que Lula seria eleito em primeiro turno. Há mais de três meses, o ex-presidente está preso em Curitiba (PR) sem provas. Neste fim de semana, no Rio de Janeiro, acontece o Festival de Cultura Lula Livre. Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Beth Carvalho e MC Carol já confirmaram presença no evento.

Edição: Minas Gerais