Futuro do País

Zonas Sul e Leste de São Paulo discutem problemas e soluções para o Brasil

Neste sábado (4), etapas regionais do Congresso do Povo Brasileiro reuniram membros de diversas entidades e população

Brasil de Fato | São Paulo |
Pânico Brutal se apresenta na etapa regional do Congresso do Povo Brasileiro na Zona Leste da cidade de São Paulo
Pânico Brutal se apresenta na etapa regional do Congresso do Povo Brasileiro na Zona Leste da cidade de São Paulo - Foto: PT/São Paulo

Nas zonas Sul e Leste da cidade de São Paulo ocorreram neste sábado (4) as etapas regionais do Congresso do Povo Brasileiro, que tem como objetivo discutir com a população os problemas do Brasil, quem são seus causadores e como resolvê-los de forma coletiva. Os encontros são organizados pela Frente Brasil Popular e conta com a participação de diversos movimentos populares, entidades e associações de moradores e de cultura. 

A estudante Bianca Ganga, que participou do encontro na Zona Leste, conta que puderam apontar problemas que identificaram na região e outros também, relacionados à cidade e ao estado de São Paulo: “Isso gerou uma discussão muito saudável, pontuamos coisas bem específicas e que a gente tem muita probabilidade de resolver com uma reforma política.” 

Para Bianca, militante do Levante Popular da Juventude, outro ponto positivo da etapa regional foi a aproximação dos movimentos populares à população:  “dialogamos de fato com o povo aqui da zona Leste.”

Bruno dos Santos, que participou do encontro na zona Sul ressaltou a importância desta região na cidade de São Paulo, - uma das áreas mais populosas – e de o debate ter alcançado a população em geral: “E esse debate vai continuar na zona Sul. Vamos trazer mais pessoas para que juntos consigamos construir o Congresso do Povo”. 

De acordo com Alexandre Franca Bonfim, da Central de Movimentos Populares, a solução dos problemas locais e nacionais passa pela participação democrática, sendo que sempre que necessário, é preciso se organizar e ir às ruas: “E no ano que vem, seja quem estiver governando o país, a gente vai continuar indo às ruas para lutar conta o capitalismo e todos estes cortes na saúde, educação, e moradia, entre outros”. 

Etapas do Congresso do Povo Brasileiro
Os congressos da Zona Sul e Zona Leste da cidade de São Paulo fazem parte das etapas regionais do Congresso do Povo Brasileiro, que estão ocorrendo em diversos municípios do estado de São Paulo. Estão planejadas ainda etapas estaduais em todos os estados brasileiros e, finalmente, ocorrerá uma etapa nacional do Congresso do Povo.  

Ao final do processo, será consolidada uma síntese das realidades para construir um projeto popular para o Brasil, baseado em princípios como a democracia, a soberania nacional, o combate às desigualdades e na garantia de direitos sociais e trabalhistas.

Participe
Os Congressos são abertos a toda população e podem ser organizados por bairros, escolas, locais de trabalho e qualquer segmento que tenha interesse nesta construção. Para organizar um Congresso do Povo na sua região e obter mais informações entre em contato com a Frente Brasil Popular pelo whatsapp (19) 99810-8600 ou pelo e-mail [email protected]

A Frente Brasil Popular é uma entidade que reúne artistas, intelectuais, religiosos, parlamentares e governantes, bem como integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos e pastorais, indígenas e quilombolas, LGBT, negros e negras, mulheres e juventude. 

Edição: Redação