Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

10 de agosto: “Basta de miséria! Basta de desemprego!”

Organizações contra o golpe fazem protestos em todo o país e o Congresso do Povo já chega a 111 cidades de Minas Gerais

Comunicação da Frente Brasil Popular |
Ricardo Giusti
Ricardo Giusti - PMPA

As nove centrais sindicais do país se unem mais uma vez para um ato nacional unitário. Em 10 de agosto será organizado em todo o país o “Dia do Basta”. “Basta de miséria! Basta de desemprego! Basta de crise! Basta de aumento dos preços de gás de cozinha!”, reivindica o panfleto da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que orienta a participação dos seus sindicatos de forma massiva nas manifestações.
Segundo Paulo Antônio, da coordenação da Frente Brasil Popular em BH, que também convoca o 10 de agosto, há programação de panfletagens e de manifestações na capital. Já em Betim, o foco do protesto será a privatização do setor elétrico. “A proximidade com a Refinaria Gabriel Passos (Regap), motiva a população a entender as consequências da venda da Petrobras à vida de trabalhadoras e trabalhadores”, explica Camilo Mendes, da coordenação da Frente Brasil Popular Betim. 
Em 8 de agosto acontece, na Câmara Municipal da cidade, uma Roda de Conversa sobre a privatização do setor elétrico. No dia 10, comitês da Região Metropolitana se programam para participar do ato em Belo Horizonte.
Construindo um Brasil Novo
Paulo Antônio destaca que os protestos não são as únicas ações dos grupos de esquerda, apesar de serem os mais visíveis. Há outra grande ação em andamento, que já envolve 24 dos 26 estados do país. Em Minas Gerais, já são 111 cidades envolvidas. “O Congresso do Povo vem atingindo o objetivo de unir a população, através de comitês locais que se auto-organizam para apontar problemas e soluções para a cidade, o estado e o país”, declara.
Os comitês do Congresso do Povo fortalecem a preparação ao Dia do Basta, e colocam prioridade nas mensagens “Lula Livre”, “Defesa da soberania” e “contra o Golpe e a Retirada de Direitos”. 
 

Edição: Joana Tavares