Eleições 2018

Com desistências surpresas, corrida eleitoral está definida no Paraná

Ao todo serão 7 candidatos e duas candidatas ao governo do estado

Brasil de Fato | Curitiba (PR)

,

Ouça a matéria:

Anaterra Viana foi anunciada como vice de Dr. Rosinha (PT). Em todo Brasil, 67 mulheres estão como candidatas a vice-governadora. / Eduardo Matysiak

O cenário que parecia definido há um mês atrás trouxe surpresas na última semana. Uma delas, a desistência de Osmar Dias que já vinha fazendo pré-campanha para o Governo do Estado do Paraná. Com uma carta, ele atribuiu sua decisão à dificuldade de construir alianças políticas sem troca de favores. Com isso, alguns partidos que buscavam aliança com o candidato movimentaram o final de semana, buscando novos arranjos. Ao final do domingo (05), prazo final para a realização das convenções partidárias, o cenário eleitoral se definiu com nove nomes disputando a vaga de governados.

Roberto Requião, candidato ao Senado pelo PMDB, no sábado (04), divulgou um vídeo informando que o partido aguardaria até o domingo para definir nomes ao Governo. Acabou por lançar João Arruda, sobrinho do senador. O PCdo B e o Solidariedade definiram por apoiar as candidaturas majoritárias do PMDB, que por sua vez sinalizou apoiar o PDT, abrindo assim palanque no Paraná para Ciro Gomes.

Com a desistência de Osmar Dias, dois candidatos do partido colocaram seus nomes para substituí-lo: o atual vereador de Curitiba, Goura, e o ex deputado federal Nelton Friedrich. Nos últimos minutos de domingo, a vaga à Governador ficou em aberta sinalizando apoio ao PMDB.

PT e Psol: mulheres na vice

No domingo (05), ao longo do dia, o PT do Paraná realizou sua convenção partidária, reafirmando o ex deputado federal e atual presidente do partido, Dr. Rosinha, como candidato ao governo do estado. A surpresa da noite foi o anúncio do nome da jornalista Anaterra Viana, também do PT, como a candidata a vice. Ana é atualmente a Secretária das Mulheres do PT Paraná e vice-presidente do PT Curitiba.

Ao longo da semana, o PSOL já havia definido os nomes do Professor Piva para Governo e a assistente social e professora universitária Fernanda Camargo, como co-governadora*. Fernanda lançou junto à sua candidatura a Campanha “Pela vida das mulheres: não seremos silenciadas”, contra o machismo e o combate a violência às mulheres

Beto Richa vai de Cida

O que estava também indefinido era o apoio de Beto Richa, já que Ratinho Junior e Cida Borguetti compuseram sempre a base de sustentação do ex governador do Paraná. Por fim, Beto definiu apoio por Cida que tem o maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito. Já Ratinho Junior possui o maior número de partidos na aliança.

Confira quem são os candidatos e candidata a Governador (a) do Paraná:

Psol: Professor Piva. Vice: Fernanda Camargo (Coligação Psol e Pcb)

PT: Dr Rosinha Vice Anaterra Viana (Coligação PT)

PP: Cida Borguetti Vice Coronel Sergio Malucelli (PMN) Coligação: PSB, PMN, PROS, PMB, DEM, PTB, PP, PSDB, PTB

Pode: Ratinho Junior Vice: Darci Piana (PSD) Coligação: Pode, PSD, PSC, PV, PR, Avante, PHS, PRB e PPS.

PRTB: Geonisio Marinho Vice: Paulo Nori (Coligação PRTB e PRP)

PSTU: Ivan Bernardo Vice: Carminha Moreira

MDB: João Arruda Vice: Eliana Cortez (Coligação: MDB, PcdoB, Solidariedade e PDT)

REDE: Jorge Bernardi Vice: Juliano Murbach (PPL) (Coligação: PPL e Rede)

PTC: Ogier BUcchi (Coligação PTC, PSL e Patriota)

PCO: Priscila Ebara

 

*Nomenclatura usada pelo partido

 

 

Edição: Laís Melo