DIREITOS DA MULHER

Votação sobre aborto no senado argentino começa sob olhar atento das ruas; veja fotos

Desde ontem, milhares de apoiadoras do projeto que legaliza o aborto na Argentina ocupam as ruas com seus panos verdes

Buenos Aires, Argentina |
Manifestantes pró-legalização do aborto ocupam às dezenas de milhares as ruas da capital argentina.
Manifestantes pró-legalização do aborto ocupam às dezenas de milhares as ruas da capital argentina. - Vivian Ribeiro/Coletivo Passarinho

O Senado Federal argentino iniciou às 10h20 da manhã desta quarta-feira (8) o debate do projeto de lei de interrupção voluntária da gravidez (IVA). À meia-noite, os arredores da praça do Congresso em Buenos Aires já estavam tomados por manifestantes pró-aborto legal. Como aconteceu durante a votação na câmara dos deputados em junho, a praça foi dividida em dois para evitar o confronto com manifestantes contrários à aprovação da lei que, em número menor, também marcam sua presença. No início da tarde, os favoráveis já somavam 20 mil e mais manifestantes continuavam chegando.

Espera-se uma longa jornada de debate e votação, apesar das notícias de uma manobra do próprio Senado para adiantar a discussão e assim evitar a concentração popular nas ruas, que durante a votação na câmara dos deputados contou com quase 1 milhão de manifestantes pró-aborto legal.

Desde ontem, espalhou-se a notícia de que a votação aconteceria às 17h, obrigando as organizações a adiantarem apresentações programadas ao longo do dia e evitando que se estenda uma vigília.

Pouco antes do início da sessão, o senador José Alperovich anunciou que votará pelo “não”, somando 38 intenções de votos negativos. Alperovich era um dos dois senadores indecisos sobre seu voto até então. Favorável à aprovação da lei, a ex-presidenta e senadora pelo partido Unidad Ciudadana, Cristina Kirchner, deve falar às 21h.

Confira abaixo as fotos da vigílias e a expectativa das mulheres argentinas. As fotos são de Monique Lemos e Vivian Ribeiro, do Coletivo Passarinho.

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira