Política

Instituto Lula lança primeiro curso online de formação política

Aulas são contrapartidas à campanha de arrecadação para manutenção das atividades do Instituto

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,
Divulgação do curso inaugural, "democracia e seus obstáculos", ministrado pela filósofa Marilena Chauí / Reprodução

Uma série de cursos de formação política foi lançada pelo Instituto Lula, esta semana. A iniciativa é virtual e já conta com cinco aulas, cedidas e gravadas por grandes pensadores brasileiros, sobre a conjuntura política no país. 

O curso inaugural, "Democracia e seus Obstáculos", ministrado pela filósofa Marilena Chauí, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), já pode ser acessado. O tema está dividido em três aulas, com mais de duas horas de conteúdo.

O curso é uma contrapartida a todas as doações, em valores de R$ 200 ou mais, feitas para a plataforma de financiamento coletivo do Instituto Lula, a partir do dia 29 de julho. O financiamento coletivo teve início no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de manter as atividades do Instituto, após o bloqueio judicial de suas contas pela Operação Lava Jato.

Há três anos, a Receita Federal investiga o Instituto em busca de provas de que ele teria ultrapassado seu objetivo estatuário. No primeiro semestre, a justiça suspendeu a isenção tributária do Instituto retroativamente por cinco anos e aplicou uma multa milionária. 

"Como todos sabem, o Instituto Lula tornou-se um dos alvos da campanha judicial e midiática que é movida contra o ex-presidente Lula. Por conta disso, a sua sobrevivência encontra-se ameaçada", destaca a campanha de arrecadação do Instituto.

O Instituto Lula é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a formulação de políticas públicas e responsável pela elaboração de projetos como o Fome Zero, o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, bem como a promoção de seminários e conferências internacionais com foco no combate à miséria.

Já foram atingidos 51,2% dos R$ 720 mil estimados para cobrir as atividades realizadas pela instituição. Para alcançar o restante, o sociólogo Emir Sader formulou a iniciativa das aulas à distância. 

As próximas aulas virtuais serão ministradas pelo próprio Emir Sader, o economista Márcio Pochmann, a filósofa Márcia Tiburi e o professor de direito Ricardo Lordi Ribeiro.

Para ter acesso aos cursos, é necessária uma nova doação, que pode ser realizada pelo site do Instituto. Após o pagamento, os participantes receberão um e-mail com login e senha, com acesso ao curso escolhido. 

 

Confira o plano de aulas do primeiro curso disponível, ministrado pela filósofa Marilena Chauí: 

MÓDULO 1 - O que é democracia?

- A invenção da política; 

- interesse privado x interesse público;

- a ética da política democrática;

- Definição liberal;

- disputas e conflitos democráticos; 

- interesses, privilégios e direitos;

- a sociedade democrática.

 

MÓDULO 2 - A sociedade autoritária e o neoliberalismo

- autoritarismo na sociedade brasileira;

- a polarização que inviabiliza direitos;

- estado de bem-estar social x neoliberalismo;

- funcionamento e programa do neoliberalismo;

- acumulação flexível e capitalismo pós-industrial;

- o novo imperialismo e o novo totalitarismo;

- meritocracia, narcisismo e ódio; 

- Estado-empresa e governante-gestor.

 

MÓDULO 3 - A democracia e as classes sociais

- causas da existência das classes sociais;

- pequena burguesia e classe média;

- classe média x classe trabalhadora;

- neoliberalismo e encolhimento da classe média;

- o lugar ideológico da classe média;

- consciência de classe.

Edição: Cecília Figueiredo