Eleições

SP: Movimentos realizam ato em defesa da candidatura de Lula nesta quarta (15)

Frente Brasil Popular se concentrará em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a partir das 17h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula está mantido como preso político em Curitiba desde abril. No mês anterior, ato reuniu milhares de apoiadores na capital paranaense
Lula está mantido como preso político em Curitiba desde abril. No mês anterior, ato reuniu milhares de apoiadores na capital paranaense - Ricardo Stuckert

Representantes de movimentos populares, sindicais e de partidos políticos realizam um ato em Brasília (DF), nesta quarta-feira (15), para defender o direito ao registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em São Paulo, a Frente Brasil Popular organiza um ato em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir das 17h. A mobilização em São Paulo ocorrerá simultaneamente a de outras capitais brasileiras no último dia de registro de candidaturas para as eleições deste ano.

Em entrevista a Rádio Brasil de Fato, o secretário da Frente Brasil Popular de São Paulo, Guilherme Frôdu, explica que o ato na capital paulista é para contemplar os apoiadores do ex-presidente que não puderam ir a Brasília. “A manifestação é contra todos os retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer. Nós entendemos que a candidatura de Lula é fundamental, porque é a candidatura que o povo escolheu”, afirma, lembrando que o petista é apontado como favorito nas eleições.

Manifestação em Brasília

Em Brasília, o ato de registro da candidatura de Lula está previsto para as 14h, no Estádio Mané Garrincha. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 30 mil pessoas.

A mobilização conta com a participação de cerca de cinco mil militantes de movimentos populares que marcharam mais de 50 km para chegar em Brasília.

Organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Via Campesina, a Marcha Nacional Lula Livre iniciou dia 10 de agosto, em três grupos que saíram de Formosa (GO), Luziânia (GO) e Engenho das Lages (DF) para se encontrar em Brasília, no ato de registro da candidatura de Lula, nesta quarta-feira (15). 

Edição: Júlia Rohden