Qual é o bairro?

Casa Amarela: da estação de trem ao bairro

Bairro recebe este nome por conta de uma casa que mantém até os dias de hoje a coloração amarela

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
O bairro é conhecido pelo seu mercado popular, feira-livre, forte comércio e vibrante presença de gente nas ruas durante todo o dia / Prefeitura do Recife

Casa Amarela é um dos maiores e mais populosos bairros do Recife. Localiza-se na região norte da cidade. Famoso pelo seu mercado popular, feira-livre, forte comércio e vibrante presença de gente nas ruas durante todo o dia. A povoação do bairro apareceu ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, depois da ocupação holandesa em Pernambuco. O nome é bem antigo, assim como a história do nome. Antigamente no bairro existia o final de uma das linhas de bonde do Recife, e acabava exatamente em um sítio, que tinha uma casa, de propriedade do português Joaquim dos Santos Oliveira, que para ali se mudara a conselho médico, para tratamento da tuberculose que o acometera.

Curando-se da doença, o proprietário mandou pintar a casa de ocre (argila colorida de cor amarelada acastanhada), e assim foi ficando conhecido o final da linha do bonde, Casa Amarela, surgindo, dessa forma, o nome do bairro. A casa hoje é a farmácia Preço Certo, na esquina da rua Padre Lemos com a Estrada do Arraial, em frente ao Mercado Público de Casa Amarela. Mas, ao longo do tempo, teve diversos usos. Curiosamente, mantém a cor amarela tradicional. Já foi considerado o bairro mais populoso do Recife, desmembrado da freguesia do Poço da Panela. Dele faziam parte os bairros do Morro da Conceição, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Tamarineira, Macaxeira, Mangabeira e Alto José do Pinho.

Edição: Monyse Ravenna