Minas Gerais

RECONHECIMENTO

Portal reúne vídeos, fotos, agenda e histórias do samba mineiro

Almanaque do Samba também tem programa de rádio semanal

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Reportagens sobre a vida de quem faz samba também estão no almanaque
Reportagens sobre a vida de quem faz samba também estão no almanaque - Luis Evo

Com o propósito de divulgar artistas e grupos mineiros de samba, valorizar a Velha Guarda e as novas gerações, além de reverenciar os que já viraram estrela, está no ar o site Almanaque do Samba – A Casa do Samba em Minas Gerais, um portal de informações e um programa de rádio dedicado ao gênero.
 “É a primeira vez que temos aqui um programa totalmente dedicado ao samba de Minas Gerais. Outra novidade é que os sambistas convidados para as entrevistas recebem cachê”, explica Zu Moreira, um dos idealizadores do projeto.
Com apresentação de Alexandre Rezende e Zu Moreira e programação musical de Bobô da Cuíca, o programa vai ao ar todos os sábados, às 21 horas, pela Rádio Inconfidência AM 880.

Portal
No site, é possível assistir a vídeos, acessar conteúdos exclusivos, acompanhar a agenda semanal e a localização das rodas de samba de Belo Horizonte e região. Além disso, é um local para conhecer a vida e obra de personagens que há décadas alimentam a cultura do samba: da passista ao dono do bar, do sambista à produtora de eventos, do ritmista ao segurança que controla a entrada nas rodas, da fã ao artista, por meio de reportagens especiais.
“Temos mais de 100 perfis de sambistas cadastrados, vídeos gravados no Quintal do Almanaque, um espaço que estamos criando para dar oportunidade às pessoas de conhecerem o samba autoral”, conta Moreira.

Quintal do Almanaque
O Quintal do Almanaque fica localizado na região da Pampulha e recebe mensalmente um evento ligado ao propósito do projeto. Em outubro, o espaço abrigará uma das rodas do Circuito dos Quintais do Samba na Roda da Saia, projeto que visa o empoderamento feminino no samba.

Geraldo Pereira
A cada ano, o Almanaque pretende homenagear uma figura ou acontecimento ligado ao samba de Minas Gerais. Em 2018, a obra em destaque será do sambista Geraldo Pereira, mineiro de Juiz de Fora, cujo centenário de nascimento foi em 23 de abril. 
 

Edição: Joana Tavares