Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Rio de Janeiro – 16/08/18

Crescimento do desemprego no Rio e iniciativas de produção agroecológica são os temas em destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Mais de 70% dos alimentos do Brasil vem da agricultura camponesa e familiar, segundo IBGE
Mais de 70% dos alimentos do Brasil vem da agricultura camponesa e familiar, segundo IBGE - MPA/Raízes do Brasil

O programa da última quinta-feira (16) traz a discussão sobre os motivos e os impactos sociais da alta taxa de desemprego no Rio e no Brasil. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao segundo trimestre deste ano, faltam postos de trabalho para 27,6 milhões de brasileiros.

Em entrevista, a socióloga e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Carol Gagliano, analisa os dados divulgados hoje pelo IBGE e explica os reflexos práticos de tal quadro na qualidade de vida de grande parcela da população fluminense.

De Niterói, as informações sobre a confusão provocada por uma abordagem policial truculenta sofrida pela vereadora Talíria Petrone, do PSOL, e um grupo de militantes do partido que a acompanhava para um ato de campanha eleitoral.

Para quem procura se alimentar de forma saudável, sem prejudicar o ambiente e ainda garantir trabalho e renda para agricultores familiares, uma reportagem sobre as iniciativas que valorizam a produção e distribuição de alimentos agroecológicos na Região Metropolitana do Rio.

Em entrevista, Bianca Gomes, agricultora familiar e membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fala sobre Feira Regional da Reforma Agrária realizada quinzenalmente no município de Duque de Caxias.

De Brasília, informações ao vivo sobre a 17° dia de greve de fome de sete militantes que protestam contra a volta da Fome no Brasil, os recentes atentados contra a democracia e contra os direitos sociais dos trabalhadores.

E no quadro “Repórter Sus”, a importância de se reivindicar transparência e qualidade no atendimento das redes de serviços públicos de saúde.

Edição: BdF RJ