Pernambuco

NA GERAL

Fernando Alonso anuncia saída da Fórmula 1

Após 17 anos, o espanhol deixa o esporte

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Alonso conquistou 32 vitórias, 22 poles e 97 pódios em 17 temporadas da F1
Alonso conquistou 32 vitórias, 22 poles e 97 pódios em 17 temporadas da F1 - Zach Catanzareti/Divulgação

O bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006, Fernando Alonso, anunciou que se aposentará no final desta temporada. "Depois de 17 anos maravilhosos neste esporte, é hora de fazer uma mudança e seguir em frente", disse o piloto da escuderia britânica McLaren em um vídeo publicado na internet.
Ao longo de sua carreira, o espanhol de 37 anos acumulou 32 vitórias, 22 poles e 97 pódios em 17 temporadas. "Há sempre um momento para mudar e Fernando decidiu que esta temporada era a sua, nós respeitamos sua decisão, mesmo estando no melhor momento de sua carreira", disse Zak Brown, diretor executivo da McLaren.
O anúncio da aposentadoria veio dias depois de Alonso ter recebido críticas do ex-piloto brasileiro Felipe Massa, que era seu parceiro na Ferrari. Na ocasião, ele disse que o espanhol "dividia a equipe". Christian Horner, chefe da Red Bull, também surpreendeu ao descrever Alonso como um "piloto problemático", que "tende a criar o caos".
Ele é o sexto piloto com mais vitórias na história da F1 e o quarto com mais pódios. No ano de 2017, Alonso foi incluído no Hall da Fama da Federação Internacional de Automobilismo. (Ansa)

Edição: Monyse Ravenna