Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Rio de Janeiro – 22/08/18

A campanha contra a fome e a truculência das operações policiais no Rio de Janeiro são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Idealizada por Herbert José de Sousa, o Betinho, campanha Natal Sem Fome volta depois de 10 anos
Idealizada por Herbert José de Sousa, o Betinho, campanha Natal Sem Fome volta depois de 10 anos - Tomaz Silva / Agência Brasil

No programa da última quarta-feira (22) a questão da fome no Rio e no Brasil volta ao centro do debate. Os desdobramentos das recentes operações da intervenção militar no Estado também são temas de discussão. 

Kiko Afonso, diretor Executivo da organização não-governamental (ONG) Ação da Cidadania, falou sobre a situação de pobreza extrema de milhares de pessoas no país, sobre a volta do Brasil ao Mapa da Fome e sobre o papel do Estado no combate a esse quadro.

Em reportagem, as denúncias dos moradores dos conjuntos de favelas do Alemão, Maré e Penha sobre violações de direitos civis cometidas por policiais e militares envolvidos nas ações do início desta semana. De acordo com os moradores, as operações teriam feito mais mortos do que informa a divulgação oficial.

De Pernambuco, correspondente do Brasil de Fato traz as informações sobre as mobilizações populares em apoio aos sete ativistas que estão há 23 dias em greve de fome, em Brasília, pela libertação e garantia dos direitos políticos do ex-presidente Lula.

Em entrevista, o diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Fábio Swarcwald, traz os detalhes da exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, que está aberta no Rio desde sábado (18).

No dia do folclore, o colunista Mouzar Benedito conta um “causo” que mistura folclore e política. E Luiz Ferreira, colunista de esportes, fala sobre a expectativa dos times cariocas para a rodada do Brasileirão.

Edição: Filipe Cabral