Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

CONDENAÇÃO INTERNACIONAL

Podemos cobra governo espanhol que se posicione pelo direito à candidatura de Lula

Partido espanhol, com presença significativa no país, pede que governo apoie declaração da ONU

23.ago.2018 às 19h02
São Paulo, SP
Redação
Dirigentes do Podemos reunidos com a presidenta Dilma Rousseff em abril deste ano

Dirigentes do Podemos reunidos com a presidenta Dilma Rousseff em abril deste ano - Foto: Podemos/PT/Reprodução

“Nossa mais firme condenação diante das tentativas de furtar do povo brasileiro a capacidade soberana de decidir o seu próprio futuro. Por isso exortamos o governo da Espanha a se somar ao clamor internacional em defesa da democracia brasileira, faça eco da decisão da ONU, e solicite que Lula possa exercer seu direito a ser candidato nas próximas eleições presidenciais do Brasil."

Foi assim que o partido espanhol Podemos, que conta com dezesseis dos 266 senadores e quarenta e três dos 350 deputados nacionais no Parlamento, pediu ao governo espanhol para se pronunciar sobre a perseguição judicial contra Luiz Inácio Lula da Silva e quanto a decisão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Espanha atualmente é governada pelo Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), o mesmo do ex-presidente José Luis Rodríguez Zapatero, que já veio a público questionar a prisão de Lula.

Confira a íntegra do comunicado público do partido espanhol:

"Podemos sobre as eleições no Brasil: Lula da Silva deve ser candidato"

A menos de dois meses para as eleições no Brasil, o candidato presidencial Lula da Silva continua injustamente privado da liberdade. Os procedimentos levados a cabo para o seu encarceramento – incluindo a negativa ao recurso do habeas corpus, as escutas telefônicas ilegais, a aceleração dos prazos com prejuízo da sua defesa, ou a sistemática proibição de sua participação nos debates e entrevistas com candidatos presidenciais – não apenas ferem o respeito ao devido processo e aos direitos políticos do aspirante à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira. Cada vez é mais evidente que o objetivo desse procedimento judicial não é a legítima e imprescindível luta dos poderes públicos contra a corrupção, mas impedir a candidatura à presidência de Lula, a quem todas as pesquisas apontam claramente como vencedor.

Assim reconheceu o Comitê de Direitos Humanos da ONU, que, em decisão histórica, cobrou na sexta-feira passada, 17 de agosto, que Lula possa participar na campanha eleitoral prévia às eleições de outubro. À decisão do Comitê de Direitos Humanos, cuja jurisdição foi voluntariamente aceitada pelo Brasil em 2009, se somou o comunicado de seis ex-mandatários europeus, entre os quais estão José Luis Rodríguez Zapatero e François Hollande, solicitando que “o presidente Lula possa apresentar-se livremente ante o sufrágio do povo brasileiro”.

Por sua vez, cerca de trinta congressistas estadunidenses e o senador Bernie Sanders enviaram uma carta ao Embaixador do Brasil em Washington exigindo a libertação de Lula enquanto prossiga o seu processo de apelação. Juristas e advogados do mundo inteiro – entre eles Baltasar Garzón e Joan Garcés – denunciaram irregularidades no processo contra Lula em carta dirigida à presidenta do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Tribunal Eleitoral do Brasil. Até o Papa Francisco fez chegar uma benção por escrito ao ex-presidente.

Pelo Podemos reiteramos nossa preocupação pela gravíssima situação que atravessa a democracia brasileira, e nossa mais firme condenação diante das tentativas de furtar do povo brasileiro a capacidade soberana de decidir o seu próprio futuro. Por isso exortamos o Governo da Espanha a que se some ao clamor internacional em defesa da democracia brasileira, faça eco da decisão da ONU, e solicite que Lula possa exercer seu direito a ser candidato nas próximas eleições presidenciais do Brasil, manifestando assim seu compromisso com a democracia e a defesa dos direitos fundamentais em nosso país irmão."

 

*Tradução: PT na Câmara

Editado por: Cecília Figueiredo
Tags: espanha

Veja mais

ajuda dispensada

Derrite recusa apoio da PF na investigação do assassinato de delegado que enfrentou o PCC

MEIO AMBIENTE

Encontro na UFPE discute adaptação urbana da Metropolitana do Recife para suportar mudanças climáticas

paralisação

Greve dos trabalhadores da construção civil impacta obras da COP30 no Pará

extrema direita

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

INCOERÊNCIA

Aécio Neves critica privatização da Copasa em propaganda, mas deputada do PSDB apoia PEC

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.