Eleições

Em caravana pelo Nordeste, comitiva da campanha de Lula passa pela Paraíba

O candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, esteve em Campina Grande e João Pessoa.

João Pessoa (PB) |
Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa de Lula, durante evento da área de educação
Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa de Lula, durante evento da área de educação - Paula Adissi

“O Lula hoje, segundo as pesquisas, tem, aqui na Paraíba, de votos válidos, 68%, e ainda dá pra crescer mais” disse Fernando Haddad durante evento, em João Pessoa, com mais de 500 pessoas da área da educação. O vice-presidente da chapa do PT, que tem Lula como candidato a presidente, Fernando Haddad, esteve na quarta-feira, 22, em Campina Grande e, na quinta, 23, em João Pessoa arrebanhando milhares pessoas em diferentes atividades.
Nas últimas 4 eleições para presidente da república, o estado da Paraíba teve maioria de votos para os candidatos do Partido dos Trabalhadores, Lula e Dilma. Em 2002, Lula foi eleito no segundo turno, e na Paraíba arrastou 57% dos votos, na reeleição, em 2006, esse número sobe para 75%. Em 2010, Dilma Rousseff é eleita também no segundo turno, na Paraíba teve 61% entre os eleitores, na eleição seguinte, 2016, quando foi reeleita, caiu para 55%, mas manteve a preferência dos paraibanos.

Com presença de Haddad, mais 400 pessoas compareceram à inauguração do comitê de João Azevedo (PSB), em Campina Grande./ Foto: Divulgação.

Por Campina Grande

Em Campina Grande, Haddad participou do lançamento do comitê de campanha do candidato João Azevedo (PSB), apoiador de Lula. Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, que deu uma maioria de votos para o PSDB nas últimas quatro eleições, mais de 400 pessoas estiveram presentes para ouvir a mensagem do presidente Lula, trazida pelo seu porta voz, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação.
O petista lembrou da recente decisão da Organização das Nações Unidas (Onu) que reconhece Lula como candidato legítimo. “A Onu, que é o organismo internacional mais importante do mundo, determinou que as autoridades brasileiras, pela convenção aprovada em nosso Congresso, permita a candidatura de Lula”, disse Haddad. 

Na capital

Durante evento no Ponto Cem Réis, população manifestou seu apoio a Lula./ Foto: Divulgação.

A agenda da comitiva da campanha de Lula em João Pessoa, na parte da manhã, contou com encontro com educadores e estudantes. Na ocasião, houve pronunciamento de professores da rede pública estadual, professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e depoimentos de beneficiários de programas dos Governos do PT para a educação. 
O governador Ricardo Coutinho falou do quanto a educação da Paraíba foi beneficiada durante os governos do PT, em especial quando Haddad foi Ministro da Educação, e defendeu uma educação ampla e diversificada para superar problemas sociais.  “Uma educação que passe por todas as oportunidades que a vida nos oferece, que passe pelas artes, pela cultura, passe pelo direito de ter oportunidades iguais porque isso é uma questão da democracia. Nós só vamos vencer a violência e produzir democracia nesse país com a educação pública, gerando oportunidades iguais para pessoas diferentes social e economicamente”, falou o governador. 

Comício, em João Pessoa, reúne milhares de pessoas./ Foto: Divulgação.

Haddad disse que não é candidato, que o candidato é Lula e falou da perseguição que sobre o ex-presidente, e afirmou: “Cassar o Lula é cassar quase metade dos votos da população brasileira, que quer votar no Lula”.
À tarde, mais uma vez junto com o governador Ricardo Coutinho, Haddad participou de caminhada pelo centro de João Pessoa. Concluindo a agenda com comício, no Ponto de Cem Réis, maior praça de eventos no centro de João Pessoa. 
A afiliada local à Rede Globo, a TV Cabo Branco, não noticiou a agenda de campanha de Lula no estado.

Edição: Heloisa de Sousa