Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Rio de Janeiro – 23/08/18

Protestos e paralisações dos comerciários do Rio são o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Reajuste salarial e condições dignas de trabalho estão entre as principais reivindicações dos trabalhadores
Reajuste salarial e condições dignas de trabalho estão entre as principais reivindicações dos trabalhadores - Rafael Rodrigues / Sincomercio-RJ

No programa da última quinta-feira (23), o assunto é a luta por direitos trabalhistas promovida por diversas categorias no Rio de Janeiro. Profissionais do comércio, da educação e do judiciário falam sobre a situação atual das respectivas categorias, suas reivindicações e demandas, e a importância da mobilização social pela garantia de direitos.

Em entrevista ao vivo, Marcelo Black, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (Sincomércio-RJ), conversa sobre as mobilizações ocorridas durante o mês de agosto e as consequências da Reforma Trabalhista para a categoria.

Rosi Silveira, representante do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) de Petrópolis, traz os detalhes da greve que dura há 24 dias no município.

A diretora de formação e organização do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), Ana Paula do Couto, aborda as dificuldades enfrentadas pelos servidores para terem efetivado o reajuste salarial já votado e aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O programa ainda traz reportagens sobre a falta de transparência na gestão de recursos do chamado “Sistema S”, que abrange instituições como SESC, SESI e Senac, e sobre a greve de fome dos sete ativistas em Brasília que chega ao 24° dia.

No quadro “Repórter SUS”, as informações sobre o crescimento da taxa de mortalidade materna no Brasil. E no quadro “Com Ciência”, o professor Renan Santos explica tudo sobre pelos e cabelos, do crescimento à perda. 

Edição: Filipe Cabral