Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 25/08/2018

Confira cobertura sobre a greve de fome por justiça no STF que já completou três semanas

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Segundo relatórios médicos, os grevistas já perderam entre 8 e 11 quilos
Segundo relatórios médicos, os grevistas já perderam entre 8 e 11 quilos - Lu Sudré

Há 25 dias sem se alimentar, os sete grevistas afirmam que só vão cessar o protesto quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a Ação Declaratória de Constitucionalidade sobre a liberdade de Lula.  No último dia 21, os manifestantes realizaram um ato em frente ao STF, em Brasília (DF), e Zonália Ferreira, uma das grevistas, perdeu a consciência e foi hospitalizada. Já na terceira semana de greve, os manifestantes fazem uso de cadeiras de rodas para se locomover e também ficam em camas hospitalares. Segundo avaliações médicas, o grupo já perdeu entre oito e onze quilos. Em BH, todos os dias entre 13:30 e 19h, acontece uma vigília em frente ao Palácio de Justiça em solidariedade à greve de fome.

A Casa Tina Martins, que abriga mulheres vítimas de violência, tem sofrido com a falta de recursos. Segundo uma das coordenadoras, o estado não cumpre com a responsabilidade e não paga as contas. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) afirma que as contas de água e luz estão atrasadas por questões financeiras do governo estadual. 

A cantora e compositora Cátia de França traz em sua música história, literatura e resistência. Cátia nasceu na Paraíba e tem “acidentalmente” 71 anos, e muito tempo de carreira. Na entrevista, concedida à  colaboradora Andreia Roseno, no meio do festival de arte e cultura no Vale do Mucuri, Cátia fala sobre o papel da arte e seu posicionamento político. 

Edição: Minas Gerais