Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Morador é morto durante operação policial no bairro de Triagem (RJ)

A operação começou por volta das 7h desta segunda-feira (27)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O condomínio Bairro Carioca tem onze prédios e já foi considerado modelo dos programas habitacionais no Rio de Janeiro 
O condomínio Bairro Carioca tem onze prédios e já foi considerado modelo dos programas habitacionais no Rio de Janeiro  - Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (27) policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar (3° BPM), no Méier, fizeram uma operação no Condomínio Bairro Carioca, no bairro Triagem, zona norte do Rio de Janeiro, que resultou na morte de um morador que tinha acabado de deixar um sobrinho na escola. Nelson Farias Barros, de 55 anos, era porteiro em um prédio no Méier e estava de folga. Ele deixa três filhos.

O irmão da vítima, Jorge Farias Barros, conta que Nelson tinha passado em uma padaria na volta para casa. Um vídeo feito pelos moradores mostra o corpo de Nelson no chão, rodeado de pães enquanto dois policiais observam a cena. “Quero justiça pelo menos”, disse Jorge a caminho do Instituto Médico Legal (IML).

A representante da Comissão Popular da Verdade, Rute Sales, é moradora da região e conta que a polícia entrou no condomínio às 7h da manhã, quando moradores iam para o trabalho e crianças para a escola. “A minha filha de 13 anos estava no caminho para a aula. Tive que ligar para a escola para saber se ela tinha chegado ou tinha sido baleada no caminho. Eles (a polícia) chegam atirando”, conta indignada.

Ela relata que a violência no condomínio, que é do programa “Minha Casa, Minha Vida”, tem piorado cada vez mais e as pessoas têm abandonado os apartamentos. “A polícia chega aqui a hora que quer, de qualquer forma, sem nenhum aviso e já chegam atirando como hoje”, disse. O condomínio tem onze prédios e já foi considerado modelo dos programas habitacionais no Rio de Janeiro, dentre eles o Morar Carioca. 

Posicionamento da PM

Questionada a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) informou que policiais militares do 3°BPM (Méier) realizaram, nesta segunda-feira (27), uma operação para combater práticas criminosas no Condomínio Morar Carioca, no bairro de Triagem. Durante a ação, os policiais foram atacados a tiros por criminosos. Não houve confronto. Um policial militar e um morador foram feridos. O militar foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Salgado Filho e o morador faleceu no local. A área foi preservada e a perícia acionada.

 

Edição: Jaqueline Deister