Paraná

VIGÍLIA LULA LIVRE

PT apresenta nesta quinta-feira defesa da candidatura de Lula no TSE

Gleisi e Haddad visitaram Lula na manhã de segunda-feira (27) e apontam confiança em tratados internacionais

Brasil de Fato I Curitiba (PR) |
Segundo Haddad, a ideia é que se tenha uma salvaguarda em caso de impugnação da candidatura
Segundo Haddad, a ideia é que se tenha uma salvaguarda em caso de impugnação da candidatura - Joka Madruga

Na manhã desta segunda-feira (27) o ex-presidente Lula recebeu a visita da presidenta do Partido dos Trabalhadores, a senadora Gleisi Hoffmann e do candidato à vice-presidência, Fernando Haddad.

Eles declararam que a defesa da candidatura de Lula será apresentada nesta quinta-feira (30) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baseado na força dos tratados internacionais.

"Estamos fazendo um balanço do posicionamento dos ministros do Supremo em relação aos tratados, alguns com força de lei, mas todos têm hierarquia superior à de qualquer lei vigente, desde que aprovada pelo Congresso Nacional e o tratado que hoje ampara a candidatura de Lula e tem status superior a qualquer lei nacional", explicou Haddad, referindo-se à decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, do dia 17 de agosto, sobre a afirmação do direito à candidatura do ex-presidente.

Apesar de confiantes na decisão do TSE, os integrantes do PT colocaram que, para maior segurança, estão atentos também às posturas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a determinação dos tratados internacionais. A ideia, segundo Haddad, é que se tenha uma salvaguarda em caso de impugnação.

Em sua fala, a senadora Gleisi Hoffmann frisou que sábado, ao se iniciarem os programas de campanha, Lula falará ao povo brasileiro. Além disso, a presidenta do partido questionou notícia de pagamento de usuários do twitter nas redes sociais: “Nossas relações sempre foram de respeito e militância, nunca pagamos ninguém para falar em rede. Pelo contrário, temos os maiores face(book), Twitter, nossas lideranças têm. Estamos averiguando isso para esclarecer essa situação”, afirma.

Edição: Pedro Carrano