Podcast

Armazém do Campo de São Paulo tem feira de produtos agroecológicos

Feira acontece semanalmente com produtos frescos vindos de assentamentos da reforma agrária

Ouça o áudio:

O Armazém do Campo fica na Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo
O Armazém do Campo fica na Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo - Divulgação Armazém do Campo
Feira acontece semanalmente com produtos frescos vindos de assentamentos da reforma agrária

Quem mora em São Paulo tem mais uma opção de feira para comprar produtos agroecológicos, sem veneno e que respeitam o meio ambiente e o trabalhador rural. O Armazém do Campo da capital paulista promove uma feira de hortifruti orgânicos todas as terças-feiras. O espaço é uma loja do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e comercializa alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária popular com preços acessíveis.

Continua após publicidade

Na feira, são vendidas frutas, legumes e hortaliças, como coentro, bananas e tomates. No local, também é possível comprar outros produtos agroecológicos que vão de cereais até sucos, geleias e cachaças.

De acordo com o coordenador do espaço, Ademar Paulo Suptitz, a feira é uma nova modalidade para atrair o público da região. "Aqui no bairro é difícil encontrar produtos orgânicos em outros lugares que não seja aqui, inclusive agora com o preço compatível com o que tem ao redor da nossa concorrência. O esforço do Armazém do Campo e dos assentados é fazer com que os consumidores da cidade de São Paulo tenham acesso a uma produção que venha diretamente do agricultor e da agricultora", afirma.

Os produtos frescos são garantidos pelo trabalho da cooperativa que atua junto ao MST e que leva os alimentos dos assentamentos da reforma agrária até a feira. "Nos dias de entrega, nós vamos aos assentamentos. No caso de hoje, fomos no assentamento Dom Tomás, que fica em Franco da Rocha, mas também trabalhamos com o assentamento Dom Pedro, que fica em Cajamar e também com o Irmã Alberta, que não é um assentamento ainda, é uma ocupação", conta Marcelo Friso, um dos membros da cooperativa.

Noriko Ueno é moradora do bairro Campos Elíseos. Ela e seu marido já se tornaram clientes fiéis do Armazém do Campo. "Agora achamos melhor ainda, porque toda terça-feira tem a hortaliça fresquinha, então a gente passou a vir toda terça-feira de manhã para acompanhar a feirinha. É maravilhoso, nós somos radicais, nós queremos cada vez mais alimentos sem agrotóxico, então nós não abrimos mão de fazer compra do Armazém do Campo", defende.

Ana Carolina Martins foi ao Armazém do Campo pela primeira vez e conta que soube da loja a partir da indicação de amigos. "Acho muito importante um espaço como este existir. Gostaria que tivesse mais na cidade, porque as vezes tenho que fazer um grande deslocamento e quando a gente acha esses produtos em outros espaços têm um preço muito diferente, e aí não se torna viável. Acho muito importante esse espaço existir para fortalecer os produtores e para a gente comer uma comida mais saudável", avalia.

O Armazém do Campo fica na Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo. Está aberto de segunda-feira à sábado, das 9h às 20h e a feira acontece todas as terças-feiras das 10h às 13h.  

 

Edição: Júlia Rohden