Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 04

📰 Edição 04 do Brasil de Fato RS

 🗳 ELEIÇÕES – O avanço da esquerda para o segundo turno parece consistente. Falta descobrir quem será seu adversário. Será Alckmin com seus 40% de rádio e TV, mais palanques e maior estrutura partidária? Ou será Bolsonaro com sua presença nas redes sociais?

👩🏽 ABORTO– A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, um milhão de mulheres fazem abortos no Brasil. Os riscos maiores são para as jovens pobres, negras, solteiras e de baixa instrução. É uma questão de saúde pública. E o país não pode mais adiar sua discussão.

💪🏽 TERRA – Do campo ao diploma. É a trajetória de 44 sem terra que acabam de se formar em Veterinária na UFPel. Para tanto, superaram, além das exigências do curso, piadas e preconceitos.

❌ TRABALHO – Vinte e seis mil trabalhadores na antes poderosa indústria calçadista do Vale do Rio dos Sinos perderam seus empregos nos últimos sete anos. O setor encolheu por várias razões e, agora, é também castigado pela crise que assola o Brasil.

🍽 GREVE– Os sete militantes da greve de fome finalizaram sua manifestação. Resistiram durante 26 dias. Foi uma vitória. Durante quase um mês expuseram o golpe, apontaram a volta da miséria ao país, denunciaram o papel cúmplice do Judiciário na violência contra a democracia.  

💬 JUVENTUDE – Na periferia, o Slam avança. É um modo de expressão poética da juventude dos bairros e vilas que investe tanto nas paixões quanto nos temas políticos.

⚽ ESPORTE – O futebol também é literatura. Mostramos alguns dos escritores e biógrafos que investiram no universo dos estádios para contar suas histórias.