Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Edição Rio de Janeiro – 28/08/18

A luta por moradia no Rio e o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Comunidades da Pavuna organizam protesto em frente a Prefeitura do Rio de Janeiro
Comunidades da Pavuna organizam protesto em frente a Prefeitura do Rio de Janeiro - Divulgação/ Brigadas Populares

O programa da última terça-feira (28) traz as informações sobre a luta de moradores das comunidades da Gringolândia e Povo Sem Medo, na Pavuna, Zona Norte do Rio, pela regularização e aplicação de políticas públicas de habitação social na região.

Em entrevista, David Gomes, da coordenação política das Brigadas Populares no Rio de Janeiro, fala sobre as principais reivindicações dos moradores, as tentativas de negociação com a Prefeitura e os próximos passos da mobilização popular.

O programa também ressalta a produção cultural negra e o diálogo entre Brasil, África e Caribe através de uma entrevista sobre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul que será realizado entre os dias 29 de agosto e nove de setembro. Júlio Tavares, que é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e um dos organizadores do evento, conta os detalhes da programação.

Em reportagem, as informações sobre a visita do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) ao Rio, e  as novidades do processo sobre as indenizações devidas pelo Estado à família do pedreiro Amarildo de Souza, torturado e morto por policiais na Rocinha em 2013.

No quadro “As lutas dos trabalhadores no Brasil”, a história de Irmã Maria Dolores e outros religiosos que contribuíram com a luta popular no país. E no quadro “Dicas Mastigadas” uma conversa para abrir o apetite com a chef de cozinha Tainá Marajoara.

O programa ainda conta com a volta do quadro “Lugares do Rio”. E nesta edição, o lugar escolhido é o Cine Arte UFF, em Niterói.
 

Edição: Filipe Cabral