PLANO ECONÔMICO

Venezuela anuncia criação do Ministério do Comércio Interior para equilibrar preços

Maduro diz que departamento servirá para controlar preços após criação de novo programa de recuperação econômica

Meta do governo é ter ministério para cuidar do equilíbrio econômico após mudanças monetárias / Reprodução/Twitter da Presidência da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (27/08) a criação do Ministério do Comércio Interior, setor que será responsável por equilibrar os preços do novo Programa de Recuperação Econômica. 

Para o cargo, Maduro indicou William Contreras, presidente da Superintendência Nacional para a Defesa dos Direitos Socioeconômicos (Sundde), que ficará encarregado de “levar o programa de equilíbrio do país adiante”. 

O líder chavista informou também sobre o subsídio direto que entrará em vigor em setembro (01/09) para o programa social Hogares de la Patria (ou “Lares da Patria”). A medida estabeleceu um montante entre 360 e 1120 bolívares soberanos, dependendo do número de membros da família.

Poupaça de ouro 

O mandatário venezuelano anunciou conjuntamente o plano de poupança de ouro que se iniciará no mês seguinte (11/09). 

O certificado do ouro servirá de base para o novo sistema de crédito a que terão os venezuelanos a fim de recuperar a capacidade do sistema financeiro. “Essas certidões de ouro estarão à venda em 11 de setembro”, disse Maduro. 

Com TeleSur

Edição: Opera Mundi