Rio de Janeiro

REFORMA AGRÁRIA

Em ato político, Terra Crioula comemora um ano na resistência

O espaço de comercialização do MST é um local de diálogo entre o campo e a cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O espaço de comercialização Terra Crioula acontece a cada 15 dias na Rua da Lapa, 107, centro
O espaço de comercialização Terra Crioula acontece a cada 15 dias na Rua da Lapa, 107, centro - Flora Castro/Brasil de Fato

Na noite da última quarta-feira (29) o Espaço de Comercialização de Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula realizou um ato político para celebrar o marco de um ano do projeto. A iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um espaço que além de fazer a venda dos produtos de reforma agrária no estado do Rio traz para a cidade a discussão da democratização da terra, da agroecologia e de uma alimentação sustentável.

“Esse ato demonstra um pouco da importância de construir um local de comercialização aqui no centro da cidade do Rio de Janeiro. O MST, com a proposta de reforma agrária popular, quer debater como a gente aproxima o campo da cidade. Essa aproximação vem muito da questão da alimentação e de que alimentação é essa que a gente quer para a população”, explicou Luana Carvalho, coordenação do movimento.

Para ela, ter um estabelecimento como o Terra Crioula proporciona um diálogo direto com a cidade. “Ter um espaço como esse que permite comercializar  produtos direto da reforma agrária, produtos saudáveis, agroecológicos, que vem dos nossos assentamentos, ter esse diálogo direto com o consumidor é muito importante para que mais pessoas também na cidade possam assumir essa frente de luta com a gente para conquistar a reforma agrária”, acrescentou.

Durante o ato estiveram presentes diversos candidatos a deputados federais e estaduais do campo progressista no Rio de Janeiro e também os candidatos ao governo do estado, Márcia Tiburi (PT) e Tarcísio Motta (Psol). Para todos eles foi entregue uma carta com diretrizes a serem incorporadas no plano de futuros governos e mandatos.

O espaço de comercialização acontece a cada 15 dias e estará aberto até hoje (30). Além da entrega das cestas da reforma agrária, é possível comprar fitocosméticos e produtos agroecológicos e orgânicos em geral. O Terra Crioula fica na Rua da Lapa, 107, Centro.

Edição: Jaqueline Deister