Pernambuco

CULTURA

Festival ReConhecer agita Brasília Teimosa neste sábado 

Apresentações de 15 grupos de teatro, dança e música integram a programação da primeira edição do evento gratuito

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O grupo de dança de rua Hunthers é uma das atrações
O grupo de dança de rua Hunthers é uma das atrações - Milena Ferreira

Berço de manifestações da cultura popular do Recife, as comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da cidade, possuem uma diversidade de grupos e artistas que trabalham para espalhar arte e resistência. 

Acontece neste sábado (01), em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, a primeira edição do Festival ReConhecer. O evento será realizado na Praça de São Pedro, com o intuito de incentivar a cena artística local e do bairro do Pina. O A iniciativa é uma realização produtores das duas localidades e reunirá 15 grupos de teatro, dança e música, com apoio do Instituto JCPM e da Proa Cultural. Dois palcos, o Maré e o Praia, vão receber as apresentações gratuitas a partir das 17h. 

Na programação está o tradicional Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa no ano de 1980, com um portfólio de espetáculos de danças populares. O grupo realiza um trabalho de formação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades, combatendo a vulnerabilidade social e formando profissionais para atuar no mercado das artes cênicas. Além de muitas outras atrações. 

“O festival nasce da necessidade dos próprios moradores em reconhecer a riqueza cultural de Brasília Teimosa e do Pina, que juntas possuem mais de 40 grupos culturais”, afirma o coordenador geral do Festival ReConhecer, Rogério Ferreira. 

Edição: Catarina de Angola