Pernambuco

Diversidade

II Festa Literária do Alto do Moura acontece em Caruaru

Programação conta com apresentações artísticas, mesas de diálogo, exposições de obras de arte e literatura

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Alto do Moura é considerado o Maior Centro de Arte Figurativa das Américas.
O Alto do Moura é considerado o Maior Centro de Arte Figurativa das Américas. - Fundarpe

A Capital do Agreste recebe neste fim de semana (1 e 2) a II Festa Literária do Alto do Moura (FLAL) – Do barro à lama: Existência e Resistência. O evento é organizado pela Biblioteca Comunitária do Alto do Moura e pelo Espaço Cultural Terraço das Meninas. As ações acontecerão simultaneamente em diferentes polos do Alto do Moura, tendo o palco principal localizado na Praça do Artesão.
De acordo com Emília Lins, integrante da organização do evento, a festa literária deste ano busca estabelecer um intercâmbio entre expressões culturais de Caruaru e do Recife. O Alto do Moura é um importante polo de produção de artesanato pernambucano, conhecido principalmente por trabalhos sobre as tradições do povo nordestino a partir do uso barro, sendo considerado o Maior Centro de Arte Figurativa das Américas.
Está prevista uma programação com exibições culturais, sarau poético, apresentações artísticas de teatro e música, trocas e comercialização de livros de autores e produtores independentes, exposições de imagens e obras artísticas, mostras cinematográficas, palestras, rodas de diálogo, atividades de leitura e contação de história e oficinas para crianças, jovens e adultos.
A abertura do evento está prevista para acontecer às 10:00 do sábado (1) na praça do Artesão, com programação diversa para todo o dia. No domingo (2), as últimas atividades estarão se iniciando por volta das 16:00. Os interessados em participar das oficinas de fotografia, fanzine, pintura, gravuras, entre outras, não precisarão fazer inscrição prévia, haverá um grupo de apoio formado por monitores que estarão orientando e encaminhando os visitantes nas atividades.
A programação contará com a participação dos artesãos e artistas plásticos do Alto do Moura, estudantes das escolas públicas e privadas de Caruaru, professores, moradores e convidados ligados aos temas da literatura e cultura. O evento contará, ainda, com homenagens à artesã Terezinha Gonzaga e aos artesãos Severino Vitalino e João Ezequiel da Silva, mais conhecido como Dão. Também a artesã Nicinha Otília da Silva e o artista plástico Antonio Lucio da Silva Leite, o Buca, estarão recebendo menção honrosa pelo reconhecimento e valorização de seus trabalhos artísticos.
Na sexta-feira (31), como espécie de prévia das atividades do fim de semana, será realizado um show beneficente para a construção da Biblioteca Comunitária, que atualmente ocupa localização provisória. O show tem início às 19:00, no Clube da Associação do Alto do Moura e custa R$10. O palco receberá apresentações de Daniel Finizola, Drico Correia, Pablo Patriota e Riá Oliveira, que poderão ser conferidas pelo público.
O evento teve sua primeira edição em 2017, como uma ação organizada pelos próprios moradores do Alto do Moura em torno da Biblioteca Comunitária. A festa recebe, ainda, o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e da Secretaria Municipal de Educação de Caruaru.

Edição: Monyse Ravena