Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 03/09/18

O incêndio do Museu Nacional é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Tragédia evidencia descaso com a pesquisa e o patrimônio histórico do Brasil.
Tragédia evidencia descaso com a pesquisa e o patrimônio histórico do Brasil. - Tânia Rego/ Agência Brasil

O programa da última segunda-feira (3) traz as repercussões do incêndio do Museu Nacional ocorrido na noite de domingo (2). Além das enormes perdas em termos históricos, científicos e, inclusive, afetivos, o incêndio representa o desprezo e a falta de vontade política por parte do Governo federal de preservar a história e fomentar a cultura, educação e o conhecimento no país. 

Em entrevista, Adriana Facina, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional, conta sobre o processo de sucateamento pelo qual passava a instituição e as consequências da tragédia para os trabalhos que ali eram desenvolvidos.

Ainda sobre a tragédia, o programa também traz as avaliações de Roberto Leher, reitor da Universidade Federal Fluminense, e Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, e acompanha ao vivo o ato promovido na Cinelândia, no Centro do Rio, por milhares de pessoas em defesa de recursos e políticas públicas para educação e pela revogação da lei do teto de gastos (PEC 55/2016).

Direto do ato, o professor Dan Gabriel de Onofre, membro da diretoria da Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), analisa o cenário da pesquisa científica no país e fala sobre as ameaças de privatização da educação pública no país através de novos modelos de gestão.

Nas notícias esportivas: comentários sobre o amistoso da Seleção Brasileira de Futebol Feminina; a nova indicação de Marta ao prêmio de melhor do mundo da Fifa; e os resultados da rodada do Brasileirão. 
 

Edição: Filipe Cabral