Eleições 2018

Ibope divulga pesquisa sem Lula; questionários com nome do petista foram descartados

De acordo com o levantamento, Bolsonaro lidera as intenções de voto com 22%; Haddad tem 6%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fernando Haddad, candidato a vice de Lula e nome do PT para substituir ex-presidente na disputa caso sua candidatura não seja autorizada
Fernando Haddad, candidato a vice de Lula e nome do PT para substituir ex-presidente na disputa caso sua candidatura não seja autorizada - Foto: Ricardo Stuckert

O Ibope divulgou, na noite desta terça-feira (5), pesquisa de intenção de votos para presidente nas eleições de 7 de outubro. É o primeiro levantamento a ser divulgado após a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e primeiro a ser divulgado sem mencionar o nome do candidato petista.

Após atrasar em um dia a divulgação para consultar o TSE sobre a legalidade de divulgar a pesquisa, cujo questionário original incluía o nome de Lula, o instituto informou que não recebeu resposta do tribunal. Ainda segundo o Ibope, os questionários que continham o nome do ex-presidente foram descartados, e o instituto aplicou apenas questionários em que o candidato do PT é Fernando Haddad, porta-voz de Lula e candidato a vice em sua chapa.

De acordo com o Ibope, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa neste momento, com 22% das intenções de voto. Ele é seguido por Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), com 12% cada; Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%; Fernando Haddad (PT), com 6%; Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo), com 3% cada; Henrique Meirelles (MDB), com 2%, Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) com 1% cada. Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC) não pontuaram.

Branco e nulos somam 21% dos entrevistados. Não sabe ou não respondeu registrou 7% das respostas. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.002 eleitores entre 1º e 3 de setembro. 

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno da pesquisa Ibope, o candidato Bolsonaro, apesar da liderança isolada no primeiro turno, seria derrotado por Ciro, Alckmin e Marina por uma margem de 10 pontos percentuais. Ainda segundo o Ibope, o candidato do PSL está em empate técnico com Haddad na simulação de segundo turno contra o petista.

Confira os resultados:

Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)

Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)

Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)

Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos candidatos --nesse item, Bolsonaro dispara para 44%. Os entrevistados puderam escolher mais de um nome no qual não votariam de jeito nenhum.

Confira:

Bolsonaro: 44%
Marina: 26%
Haddad: 23%
Alckmin: 22%
Ciro: 20%
Meirelles: 14%
Cabo Daciolo: 14%
Eymael: 14%
Alvaro Dias: 13%
Boulos: 13%
Vera: 13%
Amoêdo: 12%
João Goulart Filho: 11%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe/não respondeu: 10%

Edição: Diego Sartorato