Mulher na Política

Candidaturas femininas impõem respeito na corrida eleitoral paraibana

Mulheres são nomes fortes e expressivos na corrida para a Assembleia Legislativa da Paraíba e para a Câmara Federal.

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
PT, PCdoB e PSB indicam 17 mulheres para concorrer à deputadas estaduais e 5 candidatas à Câmara Federal
PT, PCdoB e PSB indicam 17 mulheres para concorrer à deputadas estaduais e 5 candidatas à Câmara Federal - Divulgação

Este ano a disputa eleitoral apresenta um quadro peculiar. Entre os partidos que, estadualmente, compõem a Frente Brasil Popular - Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) -  as mulheres figuram como nomes fortes e expressivos na corrida tanto para a Assembleia Legislativa da Paraíba, quanto para a Câmara dos Deputados. Na concorrência para a casa legislativa estadual, temos 420 candidatos, sendo 24 do PT, 18 do PCdoB e 18 do PSB, somando 61 candidaturas, destas 18 são de mulheres. Já na disputa para a Câmara dos Deputados existem 159 candidaturas, sendo quatro candidatos do PT, quatro do PCdoB e cinco do PSB, destas cinco são de mulheres. Somados os candidatos a estaduais e federais do PT, PCdoB e PSB são 74 pleiteantes, desses, 22 candidaturas são encabeçadas por mulheres. 

PT

Do Partido dos Trabalhadores concorrem seis mulheres a Assembleia Legislativa. São Elas: Angilina Pontes, Juliana Silva, Luzenira, Mariah, Tiomar Helaine e Neves, sendo a candidatura mais expressiva a da sindicalista, diretora de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicação da Paraíba (Sintell), Luzenira Linhares. Com uma proposta de aumentar a participação das mulheres na política, o PT vem construindo em todos os estados brasileiros o projeto Elas por Elas, aqui na Paraíba não é diferente. O lema de Luzenira é ‘Mulher que decide!’ Já para a disputa à Câmara dos Deputados, a indicada é a professora Socorro Pontes.

Luzenira é candidata à Assembleia Legislativa pelo PT.

PCdoB

O Partido Comunista do Brasil tem 18 candidatos a deputados estaduais, sendo 5 mulheres: Ariane Kethely, Joelma Campos, Lourdinha, Marta da Saúde e Rose Cruz, no entanto, a força das candidaturas femininas neste partido fica por conta do pleito para a Câmara dos Deputados, encabeçada por Gregória Benário, que também foi cogitada para disputar o Senado. Gregória é velha conhecida das lutas feministas, sendo advogada das causas das mulheres, especialista em Direitos Humanos. Representa a força das mulheres jovens na política. Acompanha Gregória nesta disputa, a colega de partido Helena Uema, professora universitária aposentada e militante histórica do PCdoB.

Gregória Bezerra (PCdoB) e Sandra Marracos (PSB) são duas candidaturas feministas à Câmara Federal.

PSB

Pelo Partido Socialista Brasileiro das 18 candidaturas apresentadas a Assembleia Legislativa seis são de mulheres: Adelania Paulino, Cida Ramos, Estela Bezerra, Maria José dos Santos e Pollyanna Dutra. Dentre estas, 3 apresentam um currículo longo em disputas eleitorais. 
Cida Ramos, ex- militante do movimento estudantil, professora universitária, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de Serviço Social, foi presidente da Associação dos Docentes da UFPB,  assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Humano nos 2 mandatos do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), tendo concorrido à Prefeitura de João Pessoa em 2016 obtendo mais de 125.000 votos. É uma forte candidata que carrega a experiência adquirida enquanto docente, sindicalista e lutadora pelas Diretas Já.
Outro nome forte que concorre à reeleição e também é considerado de grande expressividade, é o da atual deputada estadual Estela Bezerra. Feminista e ex- componente do Coletivo Feminista - a Cunhã - Estela assumiu vários cargos administrativos nas gestões municipal e estadual, nos governos de Ricardo Coutinho, tendo sido eleita em 2014 para a Assembleia Legislativa com 34.929 votos. Também concorreu à Prefeitura Municipal de João Pessoa, em 2012, recebendo pouco mais de 74 mil votos.
Pollyana Dutra também concorre a deputada estadual, tendo sido prefeita na cidade de Pombal, em 2008, e reeleita em 2012. Pollyana conta com apoio pelo sertão paraibano, principalmente nas regiões no entorno de Pombal.

Cida Ramos e Estela Bezerra são as duas fortes candidatas à deputada estadual pelo PSB. 

Na disputa para a Câmara Federal, o PSB dispõe de 2 nomes de mulheres, Professora Mira e Sandra Marrocos. A mais expressiva e conhecida é a atual vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos, tendo sido eleita também em 2008 como vereadora e retornado ao cargo em 2012 com o afastamento de um dos parlamentares. Marrocos foi reeleita em 2016 como vereadora, é feminista, assistente social e tem como slogan de campanha “A mulher de todas as lutas”.
Na Paraíba, serão eleitos 12 deputados federais e 36 estaduais.

Edição: Paula Adissi