Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 10/09/18

O Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos - Divulgação

O programa da última segunda-feira (10) trata sobre as questões da depressão e do suicídio no Brasil e no mundo. Segundo números divulgados pela Campanha Nacional Setembro Amarelo, diariamente 32 brasileiros são vítimas de suicídio.

Em entrevista, Laura Sarmento, psicóloga e assessora técnica da Superintendência de Saúde Mental da Secretarial Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, alerta para a importância de uma campanha nacional sobre o assunto. Ela ainda explica sobre como identificar a necessidade de ajuda e como acessar a rede de apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também em entrevista, e tratando do cenário eleitoral brasileiro, o cientista social e membro do Conselho Político do Brasil de Fato e da Consulta Popular, Rodrigo Marcelino, comenta a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa do direito de participação do o ex-presidente Lula no processo eleitoral e analisa o pronunciamento do general Eduardo Villas Bôas que questiona a legitimidade das eleições de outubro. 

O programa ainda traz reportagens que abordam a concentração fundiária no país e a agressão sofrida pelo candidato a deputado estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná. 

No quadro “Momento Agroecológico”, a inauguração do Armazém do Campo no Rio de Janeiro. E nas notícias esportivas, comentários sobre a Seleção Brasileira Masculina de Futebol e sobre a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro.

Edição: Filipe Cabral