Eleições 2018

Pesquisa Ibope confirma empate quádruplo entre Haddad, Ciro, Marina e Alckmin

Levantamento traz dados similares à pesquisa Datafolha, divulgada na segunda-feira (10)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Os quatro presidenciáveis empatados em segundo lugar
Os quatro presidenciáveis empatados em segundo lugar - Foto: montagem sobre materiais de divulgação

O Ibope divulgou, nesta terça-feira (11), pesquisa de intenção de votos para as eleições presidenciais de 7 de outubro deste ano. O levantamento revelou cenário similar ao da pesquisa Datafolha veiculada na segunda-feira (10): Bolsonaro mantém a dianteira no primeiro turno, mas encontra dificuldades contra todos os adversários no segundo turno; disputam uma vaga na segunda etapa da disputa Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Na pesquisa, o militar da reserva pontuou 26%, acréscimo de 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope, de 3 de setembro. Em segundo lugar, em empate técnico, seguem Ciro, com 11%; Marina e Alckmin com 9%; e Haddad, com 8%.

Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 3% das intenções de voto cada. Vera (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota) pontuaram 1% cada. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Branco/nulos somaram 19% dos entrevistados, e "Não sabe/não respondeu", 7%.

No segundo turno, todos os cenários explorados pelo Ibope apontam para empate técnico entre os concorrentes: Ciro 40% x 37% Bolsonaro; Alckmin 38% x 37% Bolsonaro; Bolsonaro 38% x 38% Marina; e Haddad 36% x 40% Bolsonaro.

A pesquisa Ibope ouviu 2.002 eleitores de todo o Brasil entre 8 e 10 de setembro, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Edição: Diego Sartorato