Debate

Seminário na Paraíba debaterá as Cidades Democráticas e Socioambientalmente Justas

O evento acontecerá em Campina Grande no próximo dia 13, quinta-feira, as 18h no Cine São José.

Centrac | Campina Grande (PB) |
O evento é promovido por ativistas, especialistas, estudantes, gestores e grupos de pesquisa da UFCG.
O evento é promovido por ativistas, especialistas, estudantes, gestores e grupos de pesquisa da UFCG. - Divulgação

Na noite do dia 13 de setembro, próxima quinta-feira, o Curso de Extensão Direito à Cidade da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, o Observatório das Metrópoles e um conjunto de organizações comprometidas com a temática, promoverão o Seminário Cidades Democráticas e Socioambientalmente Justas. 

O evento terá início a partir das 18h, no Cine Teatro São José, localizado à Rua Lino Gomes, no Bairro do São José, em Campina Grande. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. O palestrante será o professor Jean Bitoun, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco que participa desde 1998 da Rede Observatório das Metrópoles e colabora a Rede de Estudos sobre Cidades Médias. 
Na oportunidade, haverá a divulgação da “Carta de Campina Grande”, elaborada no seminário “A Cidade é Nossa” realizado em fevereiro de 2018, e um chamado ao compromisso das instituições da sociedade civil e da academia para a formação de uma Frente pelo Direito à Cidade bem como a entrega da carta de Campina Grande ao poder público local e estadual. 

A atividade é um desdobramento do I Seminário “A Cidade é Nossa”, realizado em fevereiro deste ano, com o tema “Participação Social no Centro da Agenda Urbana”, e da continuidade à agenda que contou com a participação de ativistas, especialistas, estudantes, gestores e ainda com a arquiteta e urbanista Dra. Ermínia Maricato.

Programação

18h - Abertura/Boas Vindas – Professora Dra. Lívia de Miranda (CAU/UFCG - Coordenadora do Observatório das Metrópoles - Núcleo Paraíba – Coordenadora do Curso de Extensão Direito à Cidade/Projeto de Extensão Fortalecendo capacidades pelo Direito à Cidade) e Ms. Ana Patrícia Sampaio (CENTRAC/PMSS)

18h30 - Apresentação da “Carta de Campina Grande”, o contexto e as motivações de sua formulação – Roberto Jefferson Normando (Observatório do Nordeste)

19h - Mesa debate - Cidades Democráticas e socioambientalmente justas- com
Professor Dr. Jan Bitoun (PPGEO/UFPE) 

20h - Convite às instituições da sociedade civil, gestão pública local e
estadual a se comprometerem com a “Carta de Campina Grande” – assinatura
da carta.
20h30 – Encerramento e Ato Cultural

Edição: Paula Adissi