Nova pesquisa

Datafolha aponta crescimento de Haddad, que iguala Ciro Gomes em segundo lugar

Petista subiu quatro pontos percentuais e atingiu 13% na semana em que foi confirmado como candidato a presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No último dia 11, a chapa Manuela D'ávila (PCdoB) e Fernando Haddad (PT) lançou oficialmente sua candidatura à Presidência
No último dia 11, a chapa Manuela D'ávila (PCdoB) e Fernando Haddad (PT) lançou oficialmente sua candidatura à Presidência - Ricardo Stuckert

O novo levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14), sinaliza o crescimento de Fernando Haddad (PT) nas pesquisas de intenção de voto na semana em que foi oficializado como candidato à Presidência da República. O petista saltou de 9% para 13% em relação à pesquisa do dia 10 de setembro, igualando Ciro Gomes (PDT) em segundo colocado na disputa presidencial.

Jair Bolsonaro (PSL) continua na liderança com 26%, e subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. O deputado segue em recuperação na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O terceiro colocado é Geraldo Alckmin (PSDB), que caiu de 10% para 9%, seguido por Marina Silva (Rede), que caiu três pontos percentuais e chegou a 8%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Entre quinta e sexta-feira, foram ouvidos 2.820 eleitores em 187 cidades, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Nas simulações de segundo turno, Ciro Gomes vence em todos os cenários. 

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também foi quem mais cresceu na pesquisa espontânea. Em menos de uma semana, ele saltou de 4% para 8%, e aparece mais uma vez empatado tecnicamente com Ciro em segundo lugar.

Na pesquisa CUT/Vox Populi, lançada um dia antes, o candidato petista atingiu 22% e assumiu a liderança da disputa, associado diretamente ao nome do ex-presidente Lula (PT).

O levantamento do Datafolha foi contratado pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05596/2018. 

Edição: Daniel Giovanaz