Paraná

Quem paga?

Artigo | O fascismo já passou?

O pelourinho voltou com chicote nas mãos de um Judiciário agraciado com 16% de reajuste salarial para amparar o capitão

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O STF declarou constitucional as terceirizações das atividades-fim, assim não haverá mais concursos para servidores públicoa
O STF declarou constitucional as terceirizações das atividades-fim, assim não haverá mais concursos para servidores públicoa - Divulgação

Enquanto reunimos, pelo menos aqui em Curitiba, os 'de sempre', raros guerreiros, o Supremo Tribunal Federal, STF, declarou constitucional as terceirizações das atividades-fim. Com isso, não haverá mais concursos para servidores públicos, mas contratações a baixo salário de trabalhadores para suprir as necessidades funcionais do Estado.  

Mais uma vez o Excelso rasga a Constituição de 1988, desta vez rompendo até o princípio da isonomia, o princípio geral de defesa da dignidade do trabalhador, além de um sem número de dispositivos expressos que as classificam como 'merchandage', um novo navio negreiro, com capataz de pirataria e tudo mais. Afinal o coração do sistema da legislação reguladora das relações de trabalho foi mortalmente atingido e está em 'estado de ´óbito', os sindicatos sofreram  corte das contribuições sindicais neste momento avesso da conjuntura nacional, estão vazios, perderam a força de convocação dos trabalhadores (e isto se deve também à adesão à correia da governabilidade).  

O pelourinho voltou com chicote nas mãos de um Judiciário agraciado com 16% de reajuste salarial para amparar o capitão do mato. E seremos todos, a força de trabalho, explorados até a exaustão, isto se houver empregos. É o inevitável acirramento das contradições ainda adormecidas deitadas em berço (esplêndido?) silencioso e sem mamadeiras para o choro de nossas lamentações. O fascismo não passará? Como não? Ele já passou e não percebemos? O Bolsonaro e o Amoedo são apenas distrações para diversionismo. 

 

Edição: Laís Melo