Eleições 2018

Qual a função de um senador depois de eleito?

Em outubro, os brasileiros também escolhem dois senadores para representar cada estado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para exercer suas atribuições, o Senado se organiza em órgãos colegiados. Os principais são o Plenário e as comissões
Para exercer suas atribuições, o Senado se organiza em órgãos colegiados. Os principais são o Plenário e as comissões - Valter Campanato/Agência Brasil

Em outubro, além de votar para presidente, governador e deputado, os brasileiros também escolhem dois senadores para representar cada estado.
Assim como a Câmara dos Deputados, o Senado é um dos poderes legislativos do Brasil, ou seja, uma das suas principais funções é criar, revisar e aprovar leis e emendas à Constituição Federal.
Porém, alguns detalhes diferenciam as duas casas. Por exemplo, o Senado é formado por três representantes de cada estado e o distrito federal, com mandato de 8 anos.
Já na Câmara, a quantidade de deputados para cada estado depende do coeficiente eleitoral, isto é, do número de votos válidos que os partidos receberam, dividido pelo número de cadeiras disponíveis na casa.
Outra diferença está nas responsabilidades. Só os senadores podem processar e julgar o presidente, o vice-presidente, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República e o advogado Geral da União.
O Senado também é o único a aprovar a nomeação dos magistrados do STF, de membros do Tribunal de Contas da União, do procurador-geral da União e do presidente e diretores do Banco Central. Além disso, operações financeiras externas só podem ser feitas depois da autorização dos membros da casa.
Mas a principal diferença está no fato do Senado defender os direitos dos estados, diferente do que acontece na Câmara, por exemplo, onde os deputados representam a população.
Então, os senadores cuidam para que os interesses dos estados menores sejam levados em consideração em votações importantes como, por exemplo, a da lei orçamentária anual.
E agora que você já sabe o que faz um senador, fique atento aos candidatos que estão pedindo o seu voto e quais as suas propostas, afinal, eles têm uma grande responsabilidade pelos próximos oito anos.


 

Edição: Katarine Flor