Diplomacia

Líderes das duas Coreias voltam a se reunir em Pyongyang

Reunião foi a primeira desta cúpula que durará três dias; esta é a terceira vez que os líderes se encontram neste ano

|
Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Pyongyang, para sua terceira reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un
Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Pyongyang, para sua terceira reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong Un - Corpo de Imprensa de Pyeongyang

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se encontraram na capital norte-coreana, Pyongyang, nesta terça-feira (18) na primeira reunião da cúpula que durará três dias.  

O encontro ocorreu na sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, onde Kim recebeu uma delegação do sul-coreana em duas ocasiões e, em outras duas oportunidades, se reuniu com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Além dos dois líderes, participaram pelo lado de Seul o diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência, Suh Hoon.

A delegação norte-coreana foi integrada pelo diretor de inteligência, Kim Yong-chol, e a vice-diretora de propaganda e irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong.

Expectativa

Espera-se que a cúpula, a terceira este ano entre Moon e Kim, sirva para resolver as diferenças entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização.

Os dois últimos encontros, em abril e maio, ajudaram na realização da cúpula entre Kim e o presidente norte-americano, Donald Trump, em Cingapura, no mês de junho, onde as duas partes concordaram em trabalhar na desnuclearização da península.

*Com Agência Brasil.

Edição: Opera Mundi