Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 17/09/18

Os impactos ambientais e sociais da siderurgia no Rio de Janeiro são destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Há 13 anos pescadores e moradores da Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, sofrem com a operação de siderúrgicas na região
Há 13 anos pescadores e moradores da Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, sofrem com a operação de siderúrgicas na região - Comunicação PACS

O programa da última segunda-feira (17) traz informações sobre a atuação de indústrias siderúrgicas no Rio, os prejuízos gerados em termos ambientais e sociais, e sobre a resistência de moradoras e moradores frente as ameaças que tais empresas representam.

Em entrevista, Pedro D´Andrea, geógrafo e educador popular do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) fala sobre a carta-compromisso elaborada por ativistas e moradores de Santa Cruz e dirigida a representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal. O documento resgata a história de luta social na região, os processos contra as siderúrgicas que tramitam na Justiça, os prejuízos acumulados em termos ambientais, de saúde pública e de trabalho e renda, e elenca propostas de mudança e alternativas de desenvolvimento sustentável para a região.

O programa ainda traz reportagens sobre os resultados das políticas de segurança pública implementadas no Rio de Janeiro desde o início da intervenção federal, e sobre as histórias de mães de vítimas da violência de Estado que tem transformado o luto em luta por justiça social.

Mário Jakobskind, colunista do Brasil de Fato, comenta sobre o posicionamento da mídia comercial na cobertura das eleições 2018.

No quadro “Conexão Campo-Cidade”, a cobertura da inauguração do Armazém do Campo - Rio de Janeiro. E nos esportes, os resultados da rodada de fim de semana do Campeonato Brasileiro.

Edição: Filipe Cabral