Pernambuco

ELEIÇÕES 2018

Pernambuco abraça e Haddad já é o preferido do eleitorado

Candidato há apenas uma semana, ex-ministro quase triplica intenções de voto e vai a 26% entre pernambucanos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No início de setembro Haddad conheceu Dona Marina Maria de Jesus, que costurou as primeiras roupas de Lula.
No início de setembro Haddad conheceu Dona Marina Maria de Jesus, que costurou as primeiras roupas de Lula. - Ricardo Stuckert

Na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) o candidato Fernando Haddad (PT) já aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado pernambucano. O ex-ministro da Educação do governo Lula já tem 26% das intenções de votos no estado, liderando isolado. O ex-ministro da Educação do governo Lula é candidato há apenas  uma semana, visto que só na última terça-feira (11) ele foi escolhido por Lula (PT) para substituir o ex-presidente na disputa pelo Planalto.

Haddad mais que dobrou suas intenções de voto em comparação à última pesquisa Ibope com recorte estadual. Divulgada no dia 5 de setembro, quando o petista ainda não era candidato, o levantamento mostrava que o ex-ministro já possuía 10% da preferência do eleitorado.

O levantamento divulgado nesta terça-feira (18) foi realizado em 56 municípios de Pernambuco, entrevistando 1.204 eleitores nos dias 14, 15 e 16 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número 01251/2018.

No mesmo intervalo de duas semanas o deputado Jair Bolsonaro (PSL) subiu de 12% para 17% e aparece em segundo lugar. Já Ciro Gomes (PDT) oscilou dentro da margem de erro, variando de 13% para 12%. Marina Siva (Rede), que no 1º turno de 2014 obteve 48,5% dos votos em Pernambuco, é a que sofreu a maior perda, saindo de 15% para 8%. Geraldo Alckmin (PSDB) também oscilou dentro da margem de erro, de 6% para 5%, se mantendo próximo aos 5,9% que seu colega de partido Aécio Neves obteve junto aos pernambucanos no 1º turno de 2014.

A pesquisa também mostra que os votos brancos e nulos caíram de 27% (em 5 de Setembro) para 17%, enquanto os que não sabem ainda responder se mantiveram em 10%.

Henrique Meirelles (MDB) oscilou de 1% para 2%, enquanto Álvaro Dias (Podemos), João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Amoedo (Novo) mantiveram o mesmo 1% de duas semanas atrás. Vera Lúcia (PSTU) oscilou de 1% para 0%, Guilherme Boulos (PSOL) seguiu com 0% e José Maria Eymael (DC) sequer foi citado.

Haddad em Pernambuco
Petistas estão construindo a vinda de Haddad a Pernambuco ainda esta semana. A agenda ainda não está sendo divulgada, mas a expectativa é de que o candidato do PT participe, no Recife, de caminhada na manhã do sábado (22), no centro da cidade. À tarde Haddad estará em Caruaru e, no domingo (23), o ex-ministro participa de caminhada entre Juazeiro (da Bahia) e Petrolina.

Diferente da passagem do petista no início do mês, desta vez são esperados os candidatos e militância de todos os partidos que compõem a Frente Popular em Pernambuco, inclusive os que foram contra a aliança do PT com o PSB no estado. O governador Paulo Camara (PSB) também deve estar presente.

O ex-ministro já veio ao estado no início de setembro, ainda na condição de porta-voz e vice de Lula. Na ocasião, passou apenas em Garanhuns, onde gravou para o programa eleitoral de TV e participou de caminhada da coligação Frente Popular, com o governador Paulo Camara (PSB), o senador Humberto Costa (PT) e alguns candidatos a deputados. Muitos petistas se ausentaram na ocasião por não concordar com a presença do governador Paulo Camara.

Edição: Monyse Ravena