Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 18/09/18

As ameaças da hiperconcentração do poder econômico à democracia brasileira são destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Apesar da crise, o lucro dos quatro maiores bancos que operam no Brasil só aumenta em 2018
Apesar da crise, o lucro dos quatro maiores bancos que operam no Brasil só aumenta em 2018 - Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

O programa da última terça-feira (18) discute a íntima relação entre a lógica financeira e o poder político no Brasil e pergunta: quem é o inimigo comum e como é possível avançar com as lutas sociais?

Em entrevista, João Roberto Lopes, membro do Instituto Mais Democracia e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fala sobre a abertura do seminário “Contra o inimigo comum das lutas sociais” e conversa sobre os riscos do domínio do sistema financeiro e da política neoliberal sobre a autonomia e a democracia brasileiras.

O programa ainda traz uma reportagem sobre os recentes ataques sofridos pelas universidades públicas por parte da mídia comercial. 

Sobre o tema das eleições, uma reportagem sobre os planos de candidatos à presidência para a Amazônia e os povos tradicionais.

E no quadro “Dicas Mastigadas”, uma receita de bolo de banana e um papo esclarecedor sobre farinha integral.

Edição: Filipe Cabral