Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 21/09/18

Carta elaborada pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro e feira Saberes e Sabores são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Dentre as propostas apontadas na carta está a adoção de um programa estadual de redução do uso de agrotóxicos
Dentre as propostas apontadas na carta está a adoção de um programa estadual de redução do uso de agrotóxicos - Divulgação/ARRJ

A produção agroecológica, a agricultura familiar e os saberes das culturas de povos tradicionais são os assuntos do programa da última sexta-feira (21).

Em entrevista, Márcio Mendonça, membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, fala sobre como os próximos parlamentares e governos eleitos podem estabelecer políticas públicas que desenvolvam relações mais saudáveis na produção de alimentos. Ele também explica sobre as propostas elencadas na carta-compromisso dirigida a candidatos e candidatas ao Governo do Rio, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa (Alerj).

Também em entrevista, Vagner Nascimento, quilombola e coordenador do Fórum de Comunidades Tradicionais, traz as informações, direto do Quilombo do Campinho, da feira Saberes e Sabores, que é realizada pelo Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.

Em tempos eleitorais o programa ainda traz reportagens sobre os vice candidatos e candidatas à presidência da República e sobre o chamado “voto útil”.

No quadro “Repórter SUS”, as informações da Conferência Global sobre Atenção Primária à Saúde, realizada em Astana, no Cazaquistão, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E no quadro “Com Ciência” o porquê das bebidas mudarem de sabor depois de congeladas.

No quadro “Mosaico Cultural”, uma homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda, morto em 23 de setembro, há 45 anos. E na estreia do quadro “Cinema de Fato” as dicas e comentários sobre lançamentos, mostras e festivais que agitam as telonas no Rio.

Edição: Filipe Cabral