Eleições 2018

Como saber se meu título de eleitor ainda é válido?

Acesse o site do TSE e confira se você precisa acertar as contas com a Justiça Eleitoral

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fique de olho se o seu título está válido para essas eleições
Fique de olho se o seu título está válido para essas eleições - Divulgação

Além de se informar, pesquisar e ler sobre os seus candidatos nas eleições desse ano, também é importante ficar atento aos documentos que você vai precisar para exercer o seu direito ao voto. Um deles é o título de eleitor. Você sabe, por exemplo, se ele ainda está válido ou foi cancelado?

Para descobrir isso, você tem duas opções: pode fazer a consulta pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral, o tse.jus.br e acessar o menu Situação Eleitoral. Na página, você precisará colocar o seu nome completo e a data de nascimento ou o número do título. 

Uma segunda alternativa é entrar em contato com a Central do Eleitor do seu estado e consultar a validade do documento. No site do TSE você encontra o número dos telefones dos tribunais regionais. 

O título é cancelado quando o eleitor deixa de votar e justificar a ausência em três eleições seguidas. Vale lembrar que o TSE considera cada turno do pleito como sendo uma eleição. 

Esse ano, o prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral foi até o dia 9 de maio. Se você perdeu essa data, não poderá votar em outubro.

Também só vai conseguir pedir a regularização do título após o segundo turno do pleito, que será no dia 28 de outubro. Para isso, você vai precisar levar um documento de identificação com foto original, comprovante de residência recente, dos últimos três meses, e o título de eleitor. 


 

Edição: Redação