Em Curitiba

Haddad reafirma que só a democracia pode superar crises

Petista rechaça soluções autoritárias e ressalta a importância do comprometimento com a paz no país

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Candidato do PT a presidente fala à imprensa após visita a Lula
Candidato do PT a presidente fala à imprensa após visita a Lula - Foto: Joka Madruga/APT

Fortalecer a democracia e cultivar um ambiente de paz no Brasil são pontos chaves da campanha do PT à Presidência da República, afirmou o candidato Fernando Haddad, nesta segunda-feira (24), em entrevista coletiva realizada em Curitiba.

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo esteve na capital paranaense para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segue detido na Superintendência da Polícia Federal há 170 dias.

"Nós acreditamos que não há como gerar emprego sem democracia, não há como matar a fome das pessoas sem democracia, não há como garantir educação de qualidade sem democracia", disse Haddad, afirmando também acreditar que o Estado democrático de direito está "ameaçado diariamente" no Brasil.

Haddad ponderou ainda que a intolerância não vai ajudar o Brasil a superar a atual crise econômica e institucional. Por isso, seu programa de governo é um manifesto pelo aprofundamento da democracia, baseado em dois pilares: educação e emprego. “Estamos fazendo um aceno ao povo que está sofrendo com o governo Temer”, apontou Haddad.

Alimentação saudável

Entre as propostas do seu plano de governo, Haddad destacou que uma questão fundamental é a alimentação saudável.

Ele lembrou a criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), projeto que destina 30% de seus recursos para a compra de alimentos vindos da agricultura familiar, durante os governos do PT.

"Nós pretendemos ampliar esse percentual, fortalecer a agricultura familiar e, sobretudo, o papel da mulher na agricultura familiar".

Além disso, Haddad afirmou que pretende investir em alimentos sem agrotóxicos e na agroecologia.

"Nós queremos introduzir a agricultura orgânica, sem agrotóxicos. Nós entendemos que a agroecologia é o caminho para a alimentação saudável".

Edição: Diego Sartorato