Visibilidade

Plataforma digital reúne obras de dramaturgia de artistas negros

Atores de teatro, diretores e roteiristas podem cadastrar seu perfil e utilizar a plataforma como um portfólio on-line

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aldri Anunciação, um dos criadores do projeto Melanina Digital, em ação na quinta edição do Festival Melanina Acentuada
Aldri Anunciação, um dos criadores do projeto Melanina Digital, em ação na quinta edição do Festival Melanina Acentuada - Foto: Shai Andrade / Reprodução Facebook

Idealizado por Aldri Anunciação, dramaturgo que ganhou, no último dia 21, o Troféu Candango de Melhor Ator pela performance no filme Ilha, o portal Melanina Digital foi lançado este mês como forma de catalogar a obra de dramaturgos negros de todo o Brasil.

Continua após publicidade

O projeto surge após a quinta edição do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada como forma de dar continuidade ao evento e fortalecer a divulgação de artistas negros. É o que conta a dramaturga e doutoranda em Artes Cênicas, Mônica Santana.

"Um material denso foi sendo formado e uma demanda muito grande que Aldri, como idealizador e curador do Festival, foi recebendo, de ter acesso né, às entrevistas, aos videos, aos bios, aos textos, e aí ele conseguiu viabilizar. Ele sentiu que existia uma necessidade de ter uma plataforma onde qualquer pessoa pudesse acessar esses conteúdos. Hoje a gente está, felizmente, com um número crescente de pesquisa sobre produção de pensamento negro no país, então a plataforma torna acessível a todo mundo esse conteúdo", afirma Mônica, que faz parte da equipe de comunicação do Melanina.

A plataforma digital funciona de forma colaborativa e com fluxo contínuo de produção negra no Brasil. Atores de teatro, performers, roteiristas e demais artistas do ramo da dramaturgia podem cadastrar seu perfil e suas obras no Melanina Digital e utilizar a plataforma como um portfólio online.

Além de fomentar narrativas sobre a negritude na sociedade brasileira, o projeto chama atenção para a invisibilidade dessa obra. Mônica comenta que esta foi uma das inquietações e o principal impulso para a criação do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada, a base do Melanina Digital. 

"Existe um pensamento recorrente de que há poucos escritores negros e que há poucos roteiristas, dramaturgos negros, então dentro do campo, primeiro das artes cênicas e nos últimos anos também envolvendo roteiristas e pessoas que estão escrevendo para o audiovisual, o Festival surgiu como espaço de dar visibilidade a essa produção. Não necessariamente uma produção focada nos atores e atrizes, mas o pensamento muito mais garantindo espaço para se falar de autoria", conta a dramaturga.

Durante os cinco anos, o Festival, que já teve edições em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, projetou mais de 60 dramaturgos negros. O Melanina Digital é um dos resultados mais expressivos do evento, já com os conteúdos compilados das edições anteriores na forma de um catálogo permanente. 

O Melanina Digital é uma realização da Melanina Acentuada Produções, com produção da Cardim Projetos Culturais.

Edição: Diego Sartorato