Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Protesto Global

“Fascismo não!”: Protestos contra Bolsonaro acontecem em 14 países neste sábado (29)

Em 24 cidades do mundo, atos apartidários e auto-organizados repudiam a candidatura de extrema direita

25.set.2018 às 15h23
São Paulo (SP)
Juca Guimarães
Para defender a democracia, as demonstrações acontencem em consonância com as manifestações brasileiras do #EleNão

Para defender a democracia, as demonstrações acontencem em consonância com as manifestações brasileiras do #EleNão - Facebook/Reprodução

Não é só no Brasil que a rejeição ao nome de Jair Bolsonaro atinge um patamar elevado — em pesquisa divulgada pelo Ibope ontem (24), 46% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. No exterior, o candidato do PSL à Presidência gera uma grande antipatia, por conta das declarações preconceituosas e por suas políticas que, por exemplo, aumentam a carga tributária sobre os pobres.

Para o próximo sábado (29), estão programados mais de 30 atos apartidários contra Bolsonaro e o "avanço do fascismo no Brasil", convocados pelas mulheres brasileiras, organizadas em grupos em redes sociais e na hashtag #EleNão. A onda internacional, até agora confirmada em 24 cidades, 14 países e três continentes, acontece em solidariedade ao povo brasileiro e tem como linha principal a defesa da democracia.

"A imagem racista, homofóbica e reacionária dele é muito forte e amplamente divulgada aqui. Então, de certa forma, é um ato fácil para unir forças e vozes", disse a estudante Luiza Beloti, do coletivo Vozes Importunas, formado por mulheres que militam em causas de Direitos Humanos e ataques contra a democracia, na cidade de Coimbra, em Portugal, onde o protesto foi organizados por mulheres, cidadãos portugueses e brasileiros que estão morando lá. 

Além dos Vozes Importunas, os coletivos EBRAC (Esquerda Brasileira de Coimbra) e UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) estão ajudando nos preparativos para o ato de sábado.

"É muito importante que todos participem, no mundo todo. Para denunciar internacionalmente o que pode vir a acontecer. Porque o 'muito ruim' já vem acontecendo, mas ainda pode piorar muito antes que a gente ache uma solução", disse Beloti, que está terminando um doutorado em arte contemporânea.

Terra de Martin Luther King

O programa de governo de Bolsonaro para política externa, chamado "O Novo Itamaraty" propõe o afastamento ideológico de países da América Latina e coloca ênfase nos países centrais e no comércio. As incertezas que envolvem a figura do candidato do PSL preocupam os brasileiros que moram nos EUA e deu força para a mobilização contra o fascismo em várias cidades estadunidenses.

"O movimento de Atlanta já tem 60 pessoas confirmadas. Vai acontecer em um centro de direitos civis. Atlanta é a cidade do Martin Luther King, [foi] onde começou a luta pelos Direitos Civis. Eu escolhi lá por ter tudo a ver [o ato] com um centro de proteção dos Direitos Humanos. Vamos fazer de tudo para que este monstro não ganhe as eleições", disse a gaúcha Adriana Woodward, que também é cidadã estadunidense, e é uma das organizadoras do ato em Atlanta, no estado da Georgia, contra Bolsonaro.

O capitão reformado do Exército já declarou que defende a ditadura e fez elogios ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandava a tortura no DOI-CODI. Recentemente, o vice da chapa, general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que famílias chefiadas só por mães e avós são "fábricas de desajustados", o que gerou uma onda de críticas e ampliou a rejeição à chapa.

Os protestos contra Bolsonaro estão confirmados em três continentes. Confira abaixo os locais confirmados até o momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por: Pedro Ribeiro Nogueira
Tags: bolsonaroradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

ARTIGO 19

Mendonça: redes não podem ser responsabilizadas por postagens ilegais

Protesto

MST realiza atos em Marabá (PA) contra instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins

Bolsonarismo

Falta de unidade pode enfraquecer extrema direita nas eleições de 2026, avalia professor

AMAZÔNIA

‘Aproveitam brechas da lei para roubar terras públicas’, diz secretário do Observatório do Clima sobre grileiros

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.