Paraná

Diálogo

Publicação que apresenta o lado B do agronegócio será tema de debate em Curitiba

Atlas do Agronegócio aborda concentração do setor, entre outros temas como agrotóxicos e qualidade do alimento

|
Áreas de vegetação florestal são constantemente desmatadas para formação de pastos
Áreas de vegetação florestal são constantemente desmatadas para formação de pastos - Divulgação

Na terça-feira (25), o Solar do Rosário (Curitiba-PR) receberá um debate sobre o "Atlas do Agronegócio - fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos", publicação lançada pelas fundações alemães Heinrich Böll e Rosa Luxemburgo no início do mês, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de Bel Coelho, chef do restaurante paulista Clandestino e apresentadora;  Claudia Schmitt, professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Darci Frigo, coordenador geral da Terra de Direitos;  Jonas Souza, representante do MST e Maureen Santos, editora do Atlas e coordenadora da Fundação Heinrich Böll no Brasil. 

Com riqueza de dados, mapas e infográficos,  o "Atlas do Agronegócio - Fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos" apresenta artigos de especialistas nacionais e estrangeiros que desvendam a cadeia do agronegócio no Brasil e no mundo e fazem um raio X da atuação das grandes corporações transnacionais que dominam o setor.

Apesar de propagandas de TV tentarem vender a ideia de que o “Agro é Tudo”, há, no entanto, uma face obscura do agronegócio brasileiro que coloca o pais no topo de outras listas.  O país é campeão mundial na produção de alimentos geneticamente modificados, no consumo de agrotóxicos, no desmatamento de ecossistemas nativos e em assassinatos de defensores e defensoras de territórios tradicionais  e do meio ambiente. 

Segundo Maureen Santos, "a tendência crescente de concentração da produção e distribuição da cadeia faz com que as definições sobre qualidade, preço e acesso sejam determinadas pelas grandes corporações do setor. "Um exemplo é o mercado de sementes que, depois de fusões bilionárias, é dominado mundialmente por apenas quatro empresas transnacionais que impõem a utilização de transgênicos e a padronização da produção para atender as necessidades da indústria alimentícia. O resultado é o cultivo cada vez mais raro de espécies nativas e sementes crioulas que garantem a diversidade e variedade de espécies, colocando em risco as tradições alimentares de diferentes culturas e regiões do Planeta", explica.

O Atlas

O Atlas foi lançado no Rio de Janeiro com a presença de 200 pessoas, autores, Bela Gil e Gregório Duviver e ganhou atenção da imprensa com matérias no jornal O Globo, Intercept , Brasil de Fato, entre outros veículos. Em Curitiba, a ideia é reunir mais uma vez pessoas para ampliar este debate sobre a origem dos alimentos e os riscos de uma concentração de mercado no setor. Para Darci Frigo, coordenador da Terra de Direitos, organização anfitriã do evento, "É importante conhecer as contradições da agricultura, especialmente do agronegócio, para poder construir um projeto de país com alimentação soberana e saudável".

Serviço

Quando: Terça-feira (25), das 18h às 21h
Onde: Solar do Rosário, Curitiba-PR
Quanto: Gratuito. 

Os lugares são limitados, por isso é preciso se inscrever enviando um e-mail para [email protected]
O evento será transmitido ao vivo nas páginas do Facebook da Fundação e da terra de Direitos.

 

Edição: Laís Melo